Rodrigo Vieira   |   21/07/2025 16:27
Atualizada em 21/07/2025 16:44

Conheça Personal Map, que faz a formação de duplas na Mentoria Preta

Ferramenta de mapeamento de personalidade criada por Nilton Clécio faz matching entre mentor e mentorado

Divulgação

A primeira edição do Mentoria Preta, novo projeto da PANROTAS que visa fomentar o desenvolvimento de profissionais negros a cargos de liderança no Turismo, utiliza o Personal Map para a formação das duplas de mentoria. A ferramenta, criada pelo CEO da NG Development, Nilton Clécio, mapeia projeções de personalidade baseando-se em metodologias científicas de estudo comportamental.

O Personal Map utiliza metodologias reconhecidas para identificar perfis, motivações, forças e possíveis desafios dos participantes. Com essa análise, a combinação entre mentor e mentorado vai além da afinidade superficial, construindo conexões baseadas em autoconhecimento e complementaridade de perfis.

"Ver as duplas se formando com base em dados profundos de personalidade é transformador. O Personal Map nos ajuda a criar conexões com propósito, respeitando as individualidades de cada participante. Mais do que encaixar perfis, buscamos criar vínculos que acelerem o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes", explica Nilton Clécio, responsável pela avaliação dos mapeamentos e pareamento do Mentoria Preta.

Divulgação
Nilton Clécio, idealizador do Personal Map
Nilton Clécio, idealizador do Personal Map

Trajetória de propósitos

A trajetória de Nilton Clécio é marcada por um importante propósito social. Filho de pais nordestinos, nascido em São Paulo, ele conta que cresceu em uma comunidade, em situação vulnerável. "Com 15 anos, me falaram 'você tem que estudar se quiser sair dessa situação'", relembra o empreendedor.

O primeiro contato com novas oportunidades veio por meio da ONG Obra do Berço, onde descobriu possibilidades que desconhecia. Após se graduar em Ciência da Computação, investiu em sua formação internacional, chegando a viajar por 42 países. Foi ao retornar ao Brasil e se reencontrar com a ONG, que decidiu criar uma plataforma efetiva de desenvolvimento de jovens em situação similar à do seu passado.

Reconhecimento e aplicação empresarial

O Personal Map foi desenvolvido há três anos e ganhou consistência após três acelerações: Sebrae, Adesampa e InvestSP. A ferramenta já chamou atenção internacional, levando Nilton ao SXSW no Texas e ao Web Summit Portugal, por meio dos programas Ade Sampa e SP Global Tech.

Grandes instituições tais como Itaú, Eletrobras, Febraban e Serasa já utilizam a ferramenta em seus programas de desenvolvimento. "O que mais me empolga na ferramenta é quando ela conecta gerações, fazendo as pessoas se entenderem enquanto profissionais e lideranças", destaca o empreendedor.

Metodologia estruturada

O Personal Map trabalha com uma metodologia em quatro passos:

  1. Autoconhecimento: O participante se entende e conhece quem é
  2. Autocontrole: Aprende a controlar seus gatilhos
  3. Conhecer os outros: Compreende outros perfis e estilos
  4. Influenciar: Desenvolve capacidade de influência

O processo utiliza questionários on-line cujas respostas são processadas por algoritmo que gera mapeamento em quatro cenários, resultando em relatório detalhado.

Impacto em projetos de diversidade

A ferramenta tem sido utilizada em projetos de diversidade e inclusão, incluindo o "Na Raça" do Serasa, o "Black+ Talents in Finance" da Febraban e programas do Instituto Pactuá.

"A ferramenta tem sido muito utilizada por essa causa, ajudando jovens trabalhando isso na carreira", explica Nilton, que vê na educação pública um foco futuro. "Tenho o desejo de fazer com que essa ferramenta chegue à educação pública do Brasil, para trabalhar com jovens no ensino médio e ajudá-los a fazer escolhas mais alinhadas."

Veja vídeo sobre o Personal Map

Sobre o Mentoria Preta

Mentoria Preta
Mentoria Preta

Mentoria Preta é uma iniciativa da PANROTAS que conta com mentores renomados do setor, incluindo Jurema Monteiro (ex-presidente da Abear), Denis Tassitano (diretor da SAP Concur) e Lígia Secco (partner da RARO).

Para participar, os candidatos devem se autodeclarar negros, ocupar há pelo menos um ano uma posição de coordenação, supervisão ou gerência, liderar pelo menos uma pessoa e investir R$ 149, valor destinado justamente à ferramenta Personal Map, que inclui devolutiva personalizada.

O processo seletivo inclui formulário, currículo, entrevista online e devolutiva por WhatsApp. Com o Personal Map, o projeto garante que as duplas sejam formadas com base em dados científicos de personalidade, potencializando o desenvolvimento profissional dos participantes.

Conheça mais em mentoriapreta.com.br e personalmap.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados