Empresas do setor aderem a compromisso de inclusão no Salão do Turismo
Termo traz políticas de contratação mais inclusivas, ampliando a representatividade

O segundo dia do 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, foi marcado por um debate sobre diversidade no setor. Durante um painel dedicado ao tema, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ lançou um Termo de Compromisso para que empresas da iniciativa privada adotem políticas de contratação mais inclusivas, ampliando a representatividade não apenas da comunidade LGBTQIA+, mas também de outras minorias.
A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, participou do lançamento ao lado de Hiago Mendes, da Secretaria da Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Também assinaram o documento o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas.

Entre as empresas do setor, a operadora Orinter aderiu ao compromisso e anunciou a ampliação de suas iniciativas internas. "Realizamos uma pesquisa e identificamos que 42% dos colaboradores se reconhecem dentro da comunidade LGBTQIA+. Reforçamos aqui nosso compromisso com a igualdade", afirmou o diretor de Marketing da operadora, Jorge Souza.

De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a assinatura do termo integra a Estratégia Nacional de Trabalho Digno, que prevê que cada empresa apresente um plano de ações voltado à inclusão. "Estamos dialogando com diversos setores, e o Turismo é fundamental nessa agenda. Nosso objetivo é criar oportunidades de trabalho, com engajamento em educação e formação", destacou Hiago Mendes.