Fitur LGBT+ volta em 2026 reforçando diversidade, inclusão e inovação no Turismo
Evento mostrará o dinamismo e o potencial do Turismo inclusivo e sua contribuição para economia

Em colaboração com a JN Global Project e sob o lema de 2026 “Muito mais que Turismo”, a Fitur LGBT+ retorna em 2026 e apresenta um programa duplo, adaptado às necessidades dos profissionais de quarta-feira, 21, a sexta-feira, 23 de janeiro, e aos viajantes durante o fim de semana (sábado, 24, e domingo, 25).
Destinos prontos para o público LGBT
Um dos focos centrais será a construção de destinos inclusivos e seguros. Serão apresentadas boas práticas e certificações que garantem espaços acolhedores para todas as identidades, promovendo a confiança das pessoas LGBT+ ao viajar, além de políticas locais, conscientização de profissionais do Turismo e ferramentas para avaliar a inclusão real de hospedagens, empresas e territórios.
Também terá destaque o papel dos novos destinos emergentes que vêm impulsionando este mercado, além das grandes capitais. O Turismo ligado a atividades rurais, natureza e ecoturismo surge como oportunidade para diversificar a oferta e descentralizar o turismo LGBT+, com exemplos de sucesso em diferentes regiões.
Inclusão, inovação e marketing
A visibilidade e a representação da diversidade dentro do próprio grupo também terão protagonismo. As conferências abordarão a inclusão real de pessoas trans e não binárias na oferta turística, bem como a visibilidade de lésbicas, pessoas LGBT+ seniores e perfis queer.
Ainda, a inovação em marketing e comunicação direcionada ao público LGBT+ também será tema central. Serão discutidas formas de se conectar a esse segmento por meio de campanhas autênticas, narrativas reais e inclusivas, além do papel de influenciadores e criadores de conteúdo na tomada de decisão dos viajantes. Também serão exploradas experiências personalizadas, como Turismo de bem-estar, esportivo ou gastronômico, que oferecem alto valor agregado.
Por fim, será analisado o papel dos grandes eventos e celebrações, como festivais do Orgulho e competições esportivas LGBT+, que não apenas promovem visibilidade, mas também geram impacto econômico significativo nas comunidades.
Um fim de semana para celebrar a diversidade
Além do programa profissional, durante o fim de semana haverá atividades de lazer abertas a todo o público, com propostas culturais, música e celebrações em um ambiente inclusivo e festivo. Essas atividades buscam aproximar os valores de diversidade e convivência dos cidadãos, para além do âmbito profissional.