Da Redação   |   10/05/2018 14:02

Mercosul e União Europeia próximas de fechar acordo

A aliança pode ser concretizada entre junho e julho ainda deste ano.

Reprodução / Centro Brasileiro de Relações Internacionais
A possibilidade foi sinalizada por João Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil
A possibilidade foi sinalizada por João Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil
Após anos de incertezas, é possível que o Mercosul e a União Europeia estejam caminhando para assinar um acordo de livre comércio. O embaixador do bloco econômico europeu no Brasil, João Cravinho, declarou na quarta-feira (9), durante a 14ª edição da Semana Europeia, que a aliança pode ser concretizada entre junho e julho ainda deste ano.

Segundo o embaixador, a situação depende apenas que ambos os lados superem algumas diferenças não detalhadas nos setores agroindustrial e industrial. “Isso faz parte do segredo do negócio”, argumentou. Cravinho, porém, admitiu que as diferenças atrasam o processo de negociação, uma vez que “têm algum impacto e algum valor para o lado europeu e para o lado brasileiro, e o lado do Mercosul em geral”.

O embaixador afirmou que, apesar das dificuldades em curso, tanto os consumidores europeus quanto os do Mercosul terão muitos benefícios com o acordo, lembrando que os produtores brasileiros poderão colocar café, carne e inúmeros outros artigos nas prateleiras do comércio varejista da Europa, de maneira mais fácil e barata.

Vale destacar que a UE e o Mercosul negociam um acordo de livre comércio há 20 anos. A assinatura foi adiada durante todo esse período em razão da resistência de setores de ambos os lados.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: https://bit.ly/2jLGF63

Tópicos relacionados