Marcel Buono   |   08/08/2018 15:15

Com visto eletrônico, pedidos de entradas no Brasil crescem 42%

No total, mais de 100 mil vistos já foram solicitados entre fevereiro e julho

Divulgação MTur
Desde a implantação do visto eletrônico para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, o número de pedidos para o visto brasileiro aumentou 42% entre fevereiro e julho deste ano. Levando em conta o gasto médio dos turistas destes países, caso as solicitações se revertam em viagens, poderá haver uma injeção de US$ 41,2 milhões na economia brasileira.

O período analisado corresponde ao início de funcionamento da medida para todos os países. No mesmo período, de 121.959 pedidos de visto, 95.417 foram realizados pelo meio eletrônico, o que representa 78% de adesão ao sistema. No total, mais de 100 mil vistos já foram solicitados.

Entre os canadenses, os pedidos do E-visa para o Brasil subiram 50%. Os Estados Unidos aparecem na sequência, com 45%; Austrália tem com 35%; e Japão, com 23%, completaram o ranking divulgado pelo Ministério do Turismo.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), iniciativas como esta podem representar um incremento de 20% de visitantes estrangeiros nos países que as adotam.

“Precisamos abrir nosso País para visitantes de outros países e, assim, trazer novas divisas para movimentar a economia brasileira. O setor do Turismo tem muito a contribuir com a economia brasileira e esses numeram comprovam isso. Fizemos o movimento correto, mas ainda precisamos avançar mais”, explicou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.

De acordo com os dados do Ministério das Relações Exteriores, os Estados Unidos, segundo maior emissor de estrangeiros para o Brasil, lideram a lista de solicitações.

Entre fevereiro e julho, foram 87.349 pedidos, sendo 69.808 pelo meio eletrônico. Em segundo lugar, aparece o Japão, com 14.272, seguido de Canadá (10.333) e Austrália (10.005).

Tópicos relacionados