Artur Luiz Andrade   |   24/10/2018 11:34

Bolsonaro promete mais ações para Turismo em novo encontro

Alexandre Sampaio e Sonia Chami se encontram com o candidato à presidência Jair Bolsonaro e conseguem mais comprometimento com o Turismo


Divulgação/FBHA
Jair Bolsonaro recebe Alexandre Sampaio (CNC e FBHA) e Sonia Chami (Rio CVB)
Jair Bolsonaro recebe Alexandre Sampaio (CNC e FBHA) e Sonia Chami (Rio CVB)
Convidado pelo empresário Paulo Marinho para um encontro com Jair Bolsonaro, Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, esteve ontem à tarde com o candidato pelo PSL, acompanhado da presidente do Rio CVB, Sonia Chami. “Foi um encontro informal e rápido, mas o candidato Bolsonaro disse que o Turismo precisará de várias ações para se recuperar”, disse Sampaio.

O presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC disse que Jair Bolsonaro leu o documento entregue pelas entidades da indústria e que está ciente de que o Brasil recebe menos turistas de que poderia. Para isso promete ampliar o número de países com visto eletrônico, medida que já se mostrou eficiente para países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

A questão da segurança, claro, é a grande bandeira de Bolsonaro e ele disse que resolvendo essa questão o Turismo vai se beneficiar imediatamente. “Ele sabe que o Rio é o cartão de visitas do Brasil e que a segurança é um dos itens cruciais”, contou Sampaio.

Também, nesse breve bate papo, Jair Bolsonaro disse querer mais companhias aéreas operando no País, a captação de mais eventos internacionais de grande porte e resolver questões burocráticas que entravam o Turismo, como as demoradas e complicadas licenças ambientais.

Sobre o futuro do Ministério do Turismo, ainda há muita indecisão. É praticamente certo, pelo que se lê na imprensa, que a pasta será integrada a outra mais abrangente, pois há uma meta de diminuição de ministérios.

Alguns defendem que o Turismo fique junto a Desenvolvimento Econômico, outros com Esporte e outra ala que vá para a Casa Civil, que, caso Bolsonaro seja eleito, iria para Onyx Lorenzoni, do Rio Grande do Sul. Mas por ora, tudo não passa de especulação. É Lorenzoni, porém, que está fazendo toda a articulação e planejamento parlamentar do candidato.

O apoio do empresário Paulo Marinho, do Rio, para a causa do Turismo, também é visto com bons olhos pelo setor. É na casa de Marinho, principal articulador da campanha de Bolsonaro, que o candidato grava os programas de TV e cumpre diversas agendas nesse momento ainda de recuperação de sua saúde e de campanha para o segundo turno.

“Estamos satisfeitos que ele leu nosso documento e está sensibilizado para a causa do Turismo e do Rio”, finalizou Alexandre Sampaio.

Já a presidente do Rio CVB, Sônia Chami, acredita que o encontro serviu para apresentar a Bolsonaro a importância da promoção turística da cidade do Rio de Janeiro no mundo. “É preciso haver toda uma promoção e divulgação para melhorarmos o número de turistas e a imagem do Rio, além do trabalho para captar eventos. Jair Bolsonaro sabe das necessidades do setor. Se eleito, afirmou que nos convocará para criarmos uma comissão a fim de trabalhar as questões em prol do turismo”, disse.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.