Felipe Lima   |   04/10/2018 15:41

MTur assina acordo de cooperação com Eslováquia

O documento visa promover ações voltadas para o desenvolvimento do turismo nos próximos cinco anos.

Divulgação/Roberto Castro/MTur
Representantes do MTur e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus se reuniram para selar a parceria
Representantes do MTur e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus se reuniram para selar a parceria
Ontem (3), um memorando de entendimento foi assinado em Brasília entre o Ministério do Turismo brasileiro e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus da República Eslovaca. O documento define bases para a cooperação dos países em ações voltadas para o desenvolvimento do Turismo nos próximos cinco anos, considerando a importância da economia e prevê esforços em estimular o intercâmbio de viajantes, impulsionando o desenvolvimento sustentável do setor nas duas nações.

“Este memorando segue a estratégia do governo brasileiro de ampliar a inclusão do Brasil no cenário internacional, e o nosso objetivo é fazer do Turismo um agente de aproximação. Vamos inaugurar uma nova fase na relação com a Eslováquia, proporcionando o aproveitamento de todo o potencial turístico dos países e o crescimento econômico", observou o secretário executivo do MTur, Alberto Alves.

O texto ainda prevê a facilitação de formalidades e procedimentos alfandegários, em conformidade com leis, regulamentos e acordos internacionais dos quais os países sejam signatários, intensificando o fluxo turístico. O documento também estabelece diretrizes para ampliar a troca de conhecimentos sobre a cultura, o modo de vida e a história de cada povo.

“O Turismo é essencialmente uma forma de desenvolver economias, gerando recursos e conhecimento aos povos. Muitos eslovacos querem conhecer o Brasil, e desejamos que os brasileiros também queiram. Juntos, podemos oferecer informações aos dois lados”, frisou o secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiro, Lukáš Parízek.

Brasil e Eslováquia também deverão incentivar investimentos públicos e privados no segmento, visando proporcionar melhoria da infraestrutura voltada à recepção de viajantes, além de cooperar por meio de treinamentos, intercâmbio de especialistas e outras formas de assistência técnica.

Tópicos relacionados