Raphael Silva   |   26/09/2018 11:53

Cadastur supera marca de 75 mil inscritos e bate recorde

Cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos vem ganhando destaque do MTur desde que foi reformulado, no início deste ano

O Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) atingiu, em setembro, o melhor resultado de sua história.

A base de dados do Ministério do Turismo já soma 75 mil cadastrados em todo o País, entre guias de turismo, parques temáticos, meios de hospedagem, agências de viagens, além de outras 11 categorias. O número representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 61,2 mil cadastrados.

“Esse crescimento significativo é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela área técnica no que diz respeito à modernização do Cadastur e também à fiscalização que vem sendo feita pela nossa equipe desde setembro de 2017", analisou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Segundo ele, o resultado é uma atividade cada vez mais formalizada, que beneficia a economia e traz mais segurança para o turista.

De acordo com a Lei do Turismo, o cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.

NOVO CADASTUR

No início do ano, o Ministério do Turismo apresentou o novo Cadastur, que foi totalmente modernizado, possibilitando que a inscrição seja feita totalmente on-line em uma interface simplificada e interligada ao banco de dados da Receita Federal.

O Cadastur 3.0 também modernizou a emissão de certificado de registro, que agora contará com a tecnologia de QR Code com todas as informações dos cadastrados. Além disso, os veículos que realizam transporte turístico receberão novos selos com a mesma tecnologia.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias