Movida

Marcel Buono   |   05/11/2018 19:08

MTur convida agências de viagens para recepção de chineses

Interessadas devem consultar edital pela internet e se inscrever para o processo seletivo até o dia 14 de dezembro

O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (5), um edital do Ministério do Turismo que visa selecionar agências de viagens interessadas em receber turistas chineses no Brasil. O processo seletivo, com inscrições abertas até o dia 14 de dezembro, é fruto de um Memorando de Entendimento firmado em 2004 com a China e prevê a designação ou recomendação de empresas nacionais que façam o receptivo de grupos do país asiático em destinos brasileiros.

Flickr/Beraldo Leal
Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, potencial  de turistas chineses é imenso
Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, potencial de turistas chineses é imenso
Entre as exigências para se habilitar estão a regularização junto ao Cadastur, a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital. No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção, e somente empresas autorizadas poderão atender aos turistas chineses.

“Temos defendido a extensão do visto eletrônico aos chineses, medida que já se mostrou bastante eficaz para a chegada de norte-americanos, australianos, canadenses e japoneses ao Brasil. O viajante chinês é o que mais percorre o planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo, e precisamos trabalhar para despertar cada vez mais o interesse deles pelos destinos brasileiros”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de dezembro no Diário Oficial da União e no site do Ministério do Turismo.


COOPERAÇÃO BILATERAL

Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações relacionadas ao Turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias renováveis por até outros 90 a cada 12 meses.

Em maio deste ano, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de Turismo do país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados que ampliam a presença dos asiáticos no Brasil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias