Artur Luiz Andrade   |   14/01/2019 11:18

Brasil pode isentar americanos de visto e mudar passaporte

Brasil pode isentar americanos de visto para entrar no país. governo deve revisar acordo do Mercosul

Passaporte brasileiro pode perder menção ao Mercosul, no alto
Passaporte brasileiro pode perder menção ao Mercosul, no alto
A coluna de Lauro Jardim, em O Globo deste domingo, trouxe a informação de que o Ministério das Relações Exteriores iria recomendar a isenção de vistos para americanos visitando o Brasil, além da troca na capa do passaporte brasileiro, que perderia a menção ao Mercosul. As medidas fariam parte do pacote de 100 dias de governo e incluem a revisão do acordo com Mercosul e visitas a Israel e aos Estados Unidos.

A isenção de vistos para americanos seria unilateral. O Brasil já chegou a estar em lista de possíveis países para o programa de isenção de visto para os Estados Unidos (Visa Waiver) ou de ter a imigração para o país em Guarulhos e Galeão (como já existe em países como o Canadá, Irlanda e alguns do Golfo árabe), mas são temas que não andaram.

No governo Lula, quando da criação do Ministério do Turismo, a discussão sobre isenção de vistos esbarrava na questão da reciprocidade: o Brasil só liberaria se os Estados Unidos também o fizessem, mesmo com o alto índice de imigração ilegal de brasileiros para os EUA.

A indústria de Viagens e Turismo defende a liberação de vistos para mercados-chave, que são influenciados pela diminuição das barreiras, mas não apenas por isso. Temas como promoção do País, segurança, infraestrutura e acessibilidade precisam ser tratados paralelamente. Americanos e canadenses já usam o sistema eletrônico para pedir vistos para o Brasil, o que, segundo a Embratur,impulsionou os pedidos de vistos dessas nacionalidades, bem como de australianos e japoneses, incluídos na medida.


Tópicos relacionados