Leonardo Ramos   |   12/02/2019 16:49

Setur-SP é reformulada e promoverá destinos de natureza

Lummertz prevê novo posicionamento na Setur-SP, que apostará na integração com municípios para promover Turismo sustentável e natureza do interior e litoral

Emerson Souza
Vinicius Lummertz comandará mudanças na pasta
Vinicius Lummertz comandará mudanças na pasta

O Turismo de São Paulo deve passar por uma reformulação e mudança de direcionamento na gestão do governador João Dória. Vinicius Lummertz, o escolhido para comandar a secretaria de Turismo, revelou que está promovendo mudanças na pasta, e já adiantou sua aposta para os próximos quatro anos: o meio ambiente e o Turismo sustentável.

LEIA MAIS

São Paulo cancela repasse de R$ 150 milhões para o Turismo


A ideia é que o grande número de municípios do litoral e interior paulista ricos em atrativos naturais "recebam seu reconhecimento" e passem a gerar receitas com o Turismo. Isso, na visão de Lummertz, depende não apenas da promoção dos destinos, mas também da ação conjunta dos municípios, que precisam passar por uma "mudança de comportamento" e integração com o governo para alcançar seu potencial turístico.

“Nos territórios onde há parques ecológicos, por exemplo, os municípios devem trabalhar de forma regional, além de incentivar as pessoas a fazer parte do desenvolvimento econômico", argumenta o secretário de Turismo de São Paulo, que vai além: "É uma questão moral. Imoral é estas pessoas não participarem desse desenvolvimento por não haver comunicação com os gestores públicos."

REUNIÃO COM PREFEITURAS

Uma das primeiras medidas neste intuito foi realizar uma reunião com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). O objetivo foi debater a necessidade desta integração entre municípios para potencializar o Turismo do Estado.

Isso envolveria a promoção dos destinos em uma parceria municípios-governo estadual, a partir de um alinhamento de campanhas de marketing.

“Há que se contar com uma regionalização organizada como a melhor resposta para o desenvolvimento destes destinos”, argumentou Lummertz durante o encontro.

Na reunião participaram representantes do Turismo de uma série de municípios paulistas, tanto do litoral quanto do interior; são eles: Águas de São Pedro, Brotas, Cananeia, Holambra, Ilhabela, Itanhaém, Morungaba, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal e Socorro.

Tópicos relacionados