Especial para o Portal PANROTAS Marcel Buono   |   29/03/2019 18:35

Abracorp questiona compra de passagens diretas pelo governo

Para a associação especializada em viagens corporativas, tal decisão deveria ser revista, até mesmo para que a “transparência” seja praticada

Depois da Abav Nacional se indignar com a decisão do governo federal de cortar as agências de viagens do processo de compras de bilhetes aéreos, foi a vez da Abracorp se posicionar em relação à medida proposta por Jair Bolsonaro na última terça-feira (26). Para a associação especializada em viagens corporativas, tal decisão deveria ser revista, até mesmo para que a “transparência” pregada pelo atual presidente durante sua campanha seja praticada.

Emerson Souza
Carlos Prado, presidente da Abracorp
Carlos Prado, presidente da Abracorp
Confira a nota oficial da Abracorp na íntegra:

"Recentemente, fomos surpreendidos com uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro em suas mídias sociais, fazendo referência a uma esperada redução de custos oriundos da proposta da Medida Provisória 877. Nela, notamos uma afirmação que merece reparo. As agências de viagens seriam responsáveis pelo custo de R$ 15 milhões pela compra de passagens aéreas nacionais e, com a implementação da compra direta, esse custo seria debelado.

Pois bem, enviamos uma manifestação à presidência, primeiramente discordando dessa afirmação, e solicitando um canal de comunicação para entender e discutir, com o governo, tais decisões. Questionamos o porquê de as agências de viagens estarem sendo excluídas do processo, como se o governo não tivesse qualquer custo administrativo e operacional para gerir essas compras. Dentro do ambiente pregado pelo governo, da transparência, esperamos essa abertura.

Na visão da Abracorp, o governo estima essa economia baseado, simplesmente, nas discussões da compra direta com as companhias aéreas, via benefícios puramente comerciais. Quanto custará para gerir isso, não sabemos, e foi o motivo de nosso pedido para essa audiência, havendo até um questionamento orçamentário similar por parte do Senado Federal, em nota técnica encaminhada pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle, no último dia 27 de março.

Por ora, continuamos firmes no propósito de apoiar a decisão da
liberação dos vistos para cidadãos australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos, o que é uma tremenda oportunidade de crescimento do Turismo no Brasil e na expectativa de podermos, como entidade, atuar firmemente na melhoria dos processos de compras em quaisquer níveis e da inserção da agência de viagens como elo produtivo da cadeia."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1667 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS