Larissa Faria   |   10/05/2019 09:22

MTur reúne gestores estaduais para impulsionar destinos

PRT + Integrado promove contato entre o Ministério do Turismo e gestores estaduais


Geraldo Gurgel
Representantes regionais se reuniram no Ministério do Turismo, em Brasília, para o PRT + Integrado
Representantes regionais se reuniram no Ministério do Turismo, em Brasília, para o PRT + Integrado


Nesta quarta (8), o Ministério do Turismo promoveu em Brasília o 4º encontro do programa de regionalização do Turismo, o PRT + Integrado. A reunião possibilita ações entre o MTur e os destinos, como obras de infraestrutura, apoio a eventos e divulgação. Também são abertas captações de investimentos e financiamentos públicos e privados pelo Fungetur e Prodetur + Turismo.


“O PRT tem o intuito de trabalhar o desenvolvimento regional por meio do Mapa Brasileiro do Turismo, que passa por atualização bienal e contempla os municípios que integram as regiões turísticas definidas pelos estados para fortalecer a atividade e o desenvolvimento”, afirma a pasta. Entre os requisitos para participar do Mapa — que será atualizado no segundo semestre — estão a oferta de atrativos turísticos (e serviços no Cadastur), orçamento e setor responsável para a atividade e um conselho municipal de turismo.


“Esses encontros são importantes para a consolidação do PRT nos estados. Além da aproximação dos destinos com o MTur, trocamos experiências entre diferentes realidades regionais e aprimoramos a gestão das regiões turísticas através das nossas instâncias de governança”, afirmou a presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas, Thayse de Castro.


O evento reuniu gestores das Instâncias Regionais de Governança de regiões turísticas e interlocutores estaduais. Participaram representantes do PRT do Amapá, São Paulo e Minas Gerais; gestores dos circuitos turísticos Sertão Gerais (MG), Lago de Furnas (MG) e da região das Cavernas da Mata Atlântica (SP).


Tópicos relacionados