Danilo Teixeira Alves   |   28/08/2019 10:11

FBHA se posiciona contra bagagem grátis em voos domésticos

A FBHA é uma entidade sindical de grau superior, que atua em todo território nacional e integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela CNC

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação apoia a manutenção do veto presidencial à isenção da cobrança para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares nos voos domésticos. O veto a trecho da Medida Provisória 863/2018, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, ocorreu em maio deste ano. A pauta estará novamente na agenda do Congresso a partir de hoje (28).

Emerson Souza
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

“A franquia mínima obrigatória de bagagens representa desequilíbrio nas relações de concorrência entre as empresas aéreas. O mercado de transporte aéreo é concentrado e a obrigatoriedade de franquia de bagagem limita a concorrência, causando impacto direto e negativo nos investimentos de empresas aéreas de baixo custo. O retorno da franquia mínima de bagagens pode representar uma limitação nas alternativas de serviços oferecidos aos usuários e impactar no desenvolvimento de novos modelos de negócios no país”, avalia o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

A FBHA é uma entidade sindical de grau superior, que atua em todo território nacional e integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelos Sindicatos e pelas empresas do setor, e representa cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Tópicos relacionados