Da Redação   |   05/09/2019 11:21
Atualizada em 05/09/2019 11:57

"Antiga Marca Brasil não trouxe nada para o País", diz Embratur

Embratur lançou, nesta quinta-feira (5), em Brasília, as ações promocionais de divulgação dos destinos turísticos brasileiros no Exterior

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou, nesta quinta-feira (5), em Brasília, as ações promocionais de divulgação dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. O objetivo é trazer resultados econômicos concretos para o País.

Da Redação
Osvaldo Matos de Melo Jr, diretor de Marketing da Embratur
Osvaldo Matos de Melo Jr, diretor de Marketing da Embratur
O diretor de Marketing e Relações Públicas do instituto, Osvaldo Matos de Melo Júnior, responsável por apresentar as campanhas, falou sobre a nova marca de promoção, que tem a bandeira do Brasil como mote principal, e não poupou críticas às políticas de Turismo realizadas por governos anteriores. “A antiga Marca Brasil não trouxe nada para o País. Não promoveremos mais o Brasil da tanga, do biquíni, da caipirinha e das favelas. Temos um País moderno, das grandes cidades e grandes eventos, dos agronegócios, das atividades religiosas”, destacou Osvaldo.

Melo Júnior também falou sobre a falta de recursos para realizar a promoção e comparou o Brasil com outros destinos do mundo. “Temos um orçamento anual de US$ 8 milhões enquanto o México, por exemplo, dispõe de US$ 400 milhões”. Mas as expectativas por novas perspectivas são grandes. “Temos um rebanho de austeridade sem perder a qualidade. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil até o fim do governo Jair Bolsonaro”, complementou.

AS AÇÕES
Uma das ações que a Embratur aposta para alavancar o turismo internacional é o programa voluntário "Embaixador Honorifico do Turismo Brasileiro". Os representantes, escolhidos pela relevância em sua área de atuação, receberão materiais de promoção internacional do Turismo brasileiro, a fim de influenciar os turistas internacionais a visitarem o Brasil.

Da Redação
O presidente da Embratur, Gilson Machado, com o jogador Ronaldinho Gaúcho, um dos embaixadores do Turismo
O presidente da Embratur, Gilson Machado, com o jogador Ronaldinho Gaúcho, um dos embaixadores do Turismo
Osvaldo Júnior defendeu os critérios adotados pela Embratur na escolha das personalidades, que até então, são: Amado Batista, Ronaldinho Gaúcho, Bruno e Marrone, Renzo Gracie e Richard Rasmussen. Novos dez nomes ainda serão divulgados. “O instituto seleciona personalidades reconhecidas em suas atividades, e que possam ser multiplicadores da cultura, da natureza e dos atrativos brasileiros e, dessa forma, ajudar a incrementar o fluxo de visitantes no País”, explicou o diretor.

Considerada pelo gestor como “a maior campanha mundial que o Brasil já fez”, o projeto “Brasileiro, traga +5”, é mais uma das apostas. O “Rei do Rolê” é uma espécie de reality show no Brasil. A ideia é selecionar um estrangeiro para visitar os mais diversos destinos durante 30 dias. O ganhador, ao atender todos os requisitos do concurso, como o número de seguidores em suas redes sociais, vai percorrer o País. Ele será acompanhado por uma equipe da Embratur, que irá registrar desde o momento em que deixar a residência, até o final do percurso.

As imagens serão divulgadas em uma rede social criada especificamente para o programa, além de ter conteúdo divulgado nas mídias do vencedor, da Embratur, da imprensa internacional, como influenciadores digitais e mídias programáticas, e parceiros da promoção, bem como brasileiros que vivem no Exterior.

Outro projeto será voltado para países do Cone Sul. A ideia é atrair turistas, principalmente, da Argentina e do Chile, com foco na região Nordeste. Argentinos e chilenos ocupam a lista dos turistas que mais visitam o Brasil.

Segundo o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a solenidade, que aconteceu na sede do instituto, foi para marcar o Turismo como resgate ao patriotismo brasileiro. “Nosso objetivo é estimular o setor, movimentar a economia, gerar emprego e renda, e fortalecer o patriotismo no Brasil. A priorização do Turismo e a constante menção ao potencial do setor nos discursos do presidente Jair Bolsonaro são emblemáticas. O Turismo, pela primeira vez, está na ordem do dia da pauta política e econômica do Brasil”, afirma.

Veja algumas fotos da solenidade no álbum abaixo:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11191 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS