Artur Luiz Andrade   |   01/10/2019 19:15
Atualizada em 01/10/2019 19:21

Rio quer "banco de diárias" para incentivar captação de eventos

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o secretário de Turismo, Otavio Leite, e representantes de Turismo assinaram uma carta de intenções pelo Turismo


Divulgação
Fatima Faccuri, Cristina Fritsch, Otavio Leite, Wilson Witzel, Cleiton Rodrigues e Alfredo Lopes
Fatima Faccuri, Cristina Fritsch, Otavio Leite, Wilson Witzel, Cleiton Rodrigues e Alfredo Lopes
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o secretário de Turismo, Otavio Leite, e representantes de entidades do Turismo assinaram uma carta de intenções com uma série de medidas para alavancar o segmento, impactando diretamente na economia do Estado. A “Carta de Copacabana” resulta em um conjunto de ações que têm como objetivo principal atrair mais turistas de lazer e negócios.

Uma das ideias é a criação de um banco de diárias para a captação de eventos no Rio. Esta seria uma das estratégias para captar eventos, congressos, feiras, jornadas científicas e simpósios, “proporcionando descontos em hospedagem, bares e restaurantes, tornando mais atrativa e barata a estada no Rio de Janeiro” para os participantes de eventos. Ou seja, cada hotel reservaria uma parte da ocupação para incentivar a captação de eventos.

“O Estado vai fazer um esforço fiscal, ao mesmo tempo a hotelaria vai oferecer espaços ociosos de seus aposentos para criar um banco de diárias, a fim de que ele sirva de um instrumento importante na captação de eventos” explicou Otavio Leite.

STOPOVER COM TAP E EMIRATES

“Estamos empenhados em fazer do Turismo algo impressionante para o Rio e para o Brasil. O stopover, por exemplo, é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. Estamos trabalhando isso com a Tap e agora com a Emirates. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, estar com o dobro de turistas. Hoje, recebemos 1,5 milhão de turistas estrangeiros, mas nós estaremos chegando a três milhões até o final de 2022”, garantiu o governador.

Dentre os tópicos da pauta, o secretário Otavio Leite destacou também que está em processo de conclusão a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV). O Rio de Janeiro conquistou o direito de baixar a alíquota de 12% para 7%.

Outro ponto da reunião foi a conquista para autorização da promoção turística, considerando utilidade pública “a publicidade que tiver por objetivo a divulgação de política pública de fomento, desenvolvimento e promoção do turismo do Estado do Rio de Janeiro”. Segundo Otavio Leite, o Estado investirá em campanhas de divulgação em países do Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), América Latina e cidades importantes do mundo.


Divulgação

SEGURANÇA

O secretário e o governador também disseram que houve avanços da Segurança Pública com a redução dos índices de criminalidade.

“Essas medidas conjugadas com uma campanha de promoção, hão de fazer com que o Rio de Janeiro possa receber mais turistas nacionais e internacionais. Portanto, a reunião se prestou a delinear o escopo dessas inciativas e ao mesmo tempo amarrar o engajamento de todos do trade”, finalizou o secretário.

Estiveram presentes no encontro os secretários de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, além dos dirigentes das principais entidades deTturismo do Estado do Rio: Alfredo Lopes, da ABIH-RJ; Sônia Chami, do Rio Convention & Visitors Bureau; Fatima Faccuri, representando a regional Abeoc-RJ; Cristina Fritsch, da Abav-RJ, e Pedro Guimarães, da Apresenta Rio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.