Artur Luiz Andrade   |   26/02/2020 13:14
Atualizada em 26/02/2020 13:17

Deixar de viajar não impede propagação do vírus, alerta WTTC

WTTC é contra proibição de viagens por causa de vírus. Para conselho, viagem responsável pode ser feita


Divulgação/WTTC
Gloria Guevara Manzo, do WTTC
Gloria Guevara Manzo, do WTTC

O WTTC emitiu comunicado alertando que fechar fronteiras, proibir viagens e políticas governamentais mais extremas não impedirão a propagação do coronavírus.

A presidente e CEO do conselho, Gloria Guevara, ex-ministra de Turismo do México, disse que aprendeu com a epidemia de H1N1 em seu país natal que medidas desproporcionais não contêm os vírus.

“Os governos não devem proibir viagens ou o comércio nesse momento. Fechar fronteiras, impor proibições gerais e aplicar políticas extremas não são resposta para conter a propagação do vírus”, disse. “A experiência passada mostra que medidas muito extremadas são, no mínimo, ineficazes. Pedimos que os governos tomem medidas baseadas em fatos e que não afetem a grande maioria das pessoas e empresas, para as quais as viagens são essenciais”.

Análise do WTTC mostra que 33 países notificaram casos de coronavírus e que a grande maioria das pessoas se recuperou totalmente. A taxa de mortalidade do Covid-19 é mais baixa que a da Sars, de 2003, ou a Mers, de 2012.

“Uma morte é demais para qualquer vírus, mas não é o momento de entrar em pânico. Viajar com responsabilidade e ter medidas de higiene simples tornam a possibilidade de contrair o vírus remota para a maioria das pessoas”, disse Guevara, que será uma das palestrantes do Fórum PANROTAS 2020, nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo.

Já a conferência anual do WTTC ocorre de 21 a 23 de abril, em Cancún, no México.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.