Movida

Beatriz Contelli   |   04/03/2020 15:04   |   Atualizada em 04/03/2020 15:15

Professor da ESADE-Barcelona debate os negócios no mundo do futebol

Atual CEO do City Football Group, Ferran Soriano, conta sobre os desafios da sua atuação em grandes clubes


Divulgação
CEO do City Football Group, Ferran Soriano
CEO do City Football Group, Ferran Soriano
Mais do que bola na rede, o universo do futebol é repleto de questões administrativas, que exigem dos gestores decisões muitas vezes desafiadoras e questionáveis - corte de gastos, reestruturação de dívidas, investimento na melhoria da equipe, projeção internacional do clube - e é justamente esse o assunto que o professor Marcel Planellas, da Esade-Barcelona, aborda em seu novo artigo.

Com vasta experiência em empreendedorismo, Planellas expõe a prestigiosa atuação do ex-vice-presidente financeiro do FC Barcelona e atual CEO do City Football Group, Ferran Soriano, que atualmente compartilha as estratégias que levaram o Barça a conquistar os gramados e o prestígio da mídia.

Não é por acaso que o clube espanhol arrecadou um total de 309 milhões de euros em negócios e adotou um posicionamento de marca baseado em um futebol comprometido com causas sociais. "Grandes inovações em uma indústria como o futebol são feitas por quem sabe observar e analisar a realidade", comentou Ferran, que, em 2003, atraiu olhares de fãs do mundo inteiro e foi o responsável por aplicar uma rigorosa implementação de projetos.
Divulgação
Camp Nou, Barcelona
Camp Nou, Barcelona
Ao lado do CEO, Planellas desenvolveu um curso amplamente voltado para países-alvo e modelos de negócios ideais para a entrada do FC Barcelona no mercado. Foram debatidos temas como o potencial econômico da América do Norte e da Ásia, além da compra de clubes em outros continentes.

Posteriormente à atuação no Barça, Ferran enfrentou desafios no gerenciamento do Manchester City e implantou um novo modelo organizacional, que oferece presença global aos patrocinadores. Com iniciativas inovadoras, o clube lançou o New York City Football Club, joint venture entre Manchester City e New York Yankees, e desenvolveu a marca City para explorar oportunidades comerciais.


Hoje em dia, o clube inglês faz parte do City Football Group, grupo avaliado em 4,4 bilhões de euros que reúne oito clubes dos cinco continentes, e apresenta um crescimento progressivo como uma plataforma global de futebol. Entre as principais parcerias do grupo, merece destaque o Abu Dhabi United Group, com uma participação de 77%; a China Media Capital, responsável por 13% das ações; e a compra de 10% do CFG pela Silver Lake por 454 milhões de euros, o que fez seu valor aumentar 60% em apenas três anos.


Para ler o conteúdo completo, clique aqui.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias