Victor Fernandes   |   13/04/2020 17:47
Atualizada em 14/04/2020 10:48

Especialistas avaliam como razóavel MP do Consumo

O webinar do portal jurídico Migalhas reuniu especialistas do setor jurídico para comentar sobre a MP 948.

Marcello Casal / Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro assinou a MP no último dia 8
O presidente Jair Bolsonaro assinou a MP no último dia 8
Hoje (13), o portal jurídico Migalhas realizou webinar para discutir sobre a MP 948/20. Recém-publicada, a medida provisória dispõe sobre o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de Turismo e Cultura em razão do estado de calamidade pública decretado pela pandemia do coronavírus.

Para comentar sobre o tema foram convidados como palestrantes Juliana Pereira da Silva (presidente do IPSConsumo), Luciano Timm (secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública), Marcelo Sodre (advogado e professor da PUC/SP) e Rizzatto Nunes (jurista, professor universitário e escritor brasileiro).

O webinar foi conduzido pelo fundador e CEO do Migalhas, Miguel Matos, que afirmou que "a questão do direito do consumidor junto às trabalhistas serão as que mais afetarão as pessoas em geral". O primeiro a comentar sobre a MP foi Sodré, que afirmou ter várias questões complicadas, presentes e futuras, no tema do consumidor.

"Talvez a maior dúvida diga a respeito da solicitação em 90 dias de um futuro totalmente incerto. O prazo colocado ao consumidor é inseguro. A própria MP coloca o direito do consumidor receber o ressarcimento em 12 meses e isso tem um problema: talvez a pandemia passe e esse decreto que temos de calamidade continue. Talvez precisaremos trabalhar com medidas orçamentárias desta natureza no ano que vem", afirmou o advogado e professor universitário que também questionou: "Será que na busca pelo equilíbrio, não passamos um pouco do ponto e jogamos o consumidor para uma resolução em um futuro inseguro?".

A seguir, Nunes concordou com os pontos levantados por Sodre, mas afirmou ver com bons olhos a tentativa inicial de regularizar as relações do consumidor. "Como que o legislador consegue em uma única lei milhares de relações jurídicas de consumidor em uma situação extraordinária? A MP cumpre a função de uma quantidade muito razoável de situações. A medida dá um norte para empresas e consumidores se resolverem no particular", afirmou o jurista.

Já Juliana afirmou também ser razoável (a MP), mas sentiu falta do "como?". "A dificuldade de grande parte dos consumidores do Brasil é como resolver questões. Estamos em um período de absoluto isolamento. Nem todos consumidores tem a familiaridade com o assunto e terão muitas dificuldades. Eu tenho dúvida de que se a MP deve ser alterada para envolver autoridades municipais para monitorar o procedimento. Tenho medo de que sem os instrumentos necessários, a medida possa aumentar a judicialização", disse a presidente do IPSConsumo.

O secretário nacional do Consumidor, Luciano Timm, saiu em defesa da MP 948/20. "Acredito que a MP resolveu grandes problemas. Não temos condição de entender tudo o que aconteceu e parece o possível com o volume de informações que nós temos. É difícil tomar a solução perfeita em meio às informações e incertezas que temos. A medida vai necessitar de capilaridade para pequenos negócios e municípios. Não tem como atacar tudo de uma maneira só", explicou.

No geral, os especialistas avaliaram a medida provisória como razoável ao contemplar as relações de consumidor, mas apontam que ainda deve-se buscar um ponto de equilíbrio para que os consumidores tenham os instrumentos e informações necessárias para reivindicar seus direitos junto às empresas, sem que estas sofram com a falta de receita e fluxo de caixa. Por exemplo, em relação a quem comprou parcelado e a outras questões mais técnicas da viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS