Beatriz Contelli   |   18/06/2020 14:40

Ministério do Turismo promove webinar para governanças regionais

O objetivo do seminário foi reforçar a importância das governanças no desenvolvimento da regionalização

O Ministério do Turismo realizou, na última quarta-feira (17), um seminário on-line com os representantes regionais e estaduais do Programa de Regionalização do Turismo. O encontro contou com mais de 200 participantes, entre interlocutores e especialistas, e teve o objetivo de reforçar a importância das Instâncias de Governança para o desenvolvimento da regionalização e seu papel na retomada do turismo.
MTur
O objetivo do encontro foi reforçar a importância das governanças para o desenvolvimento da regionalização
O objetivo do encontro foi reforçar a importância das governanças para o desenvolvimento da regionalização
O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, que agora coordena o Programa de Regionalização do Turismo, abriu o webinar e destacou que o Programa de Regionalização do Turismo é essencial para construir um futuro sustentável do turismo pós-pandemia. “A nova estrutura do MTur foi pensada para gerar ainda mais resultado, e nosso objetivo dentro do Programa é impulsionar e fortalecer a gestão descentralizada para ajudar na retomada do turismo”, declarou.

A socióloga e especialista em governança em turismo, Tânia Zapata, participou do encontro e enfatizou a importância da regionalização para gerar soluções inovadoras que ajudem o setor a se reerguer. “As regiões turísticas possuem um papel fundamental de complementariedade. Elas permitem a criação de novos produtos e roteiros independentes da sazonalidade, transformando a atividade turística em uma atividade mais inclusiva, com a capacidade de gerar mais emprego e renda para mais pessoas e não apenas para aquele município mais relevante turisticamente", destacou Zapata.

A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Moura, frisou durante o seminário on-line a importância do portal da regionalização para mostrar os avanços do Programa. “Os interlocutores devem seguir contribuindo com informações sobre as ações que estão sendo realizadas. É uma forma de reconhecer os esforços que vem sendo feitos e incentivar novas iniciativas”, afirmou.

Tópicos relacionados