Juliana Monaco   |   19/08/2020 14:37

São Paulo amplia horário de funcionamento do comércio

A partir do dia 21, os estabelecimentos comerciais na fase amarela poderão funcionar oito horas por dia.


Nesta quarta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou a ampliação de seis para oito horas por dia o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços nas regiões que estiverem na fase amarela (3) do Plano SP. A atualização, que entrará em vigor na próxima sexta-feira (21), também permite que haja venda de ingressos nas bilheterias dos estabelecimentos, desde que respeitados os demais protocolos sanitários e de distanciamento.

As demais medidas da fase amarela permanecem vigentes, incluindo a possibilidade de fracionar o horário ao longo do dia, a capacidade limitada a 40% dos assentos, a venda com assentos mercados e horários pré-agendados, a adoção de protocolos geral e específicos para o setor, a restrição aos eventos em pé, o controle do número de pessoas em eventos e o distanciamento entre os assentos dispostos.

O governo do Estado também atualizou o horário limite de atendimento presencial da fase verde (4) do Plano SP, apesar de nenhuma região ter chegado a esse estágio. A nova medida permite que os estabelecimentos atendam clientes até as 22 horas seguindo as medidas vigentes, como a capacidade limitada a 60% dos assentos, a limitação das operações a ambientes ao ar livre ou arejados, a obrigatoriedade de assentos e o uso obrigatório de máscara.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência da covid-19 em São Paulo, José Medina, ainda não é possível dizer se alguma região do Estado conseguirá avançar para a fase verde do Plano SP. "E a fase verde depende da melhora dos indicadores e da dedicação de todos aos protocolos de cuidados", ressaltou.

Tópicos relacionados