Juliana Monaco   |   26/08/2020 17:23

Setur-DF cria canal de diálogo com empresas do setor de eventos

Vanessa Mendonça articulou reuniões junto ao BRB, Câmara Legislativa do Distrito Federal e MTur.


Divulgação
Vanessa Mendonça (Setur-DF) e Marcelo Álvaro Antônio (MTur)
Vanessa Mendonça (Setur-DF) e Marcelo Álvaro Antônio (MTur)
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, se encontrou com o movimento "Luz aos Invisíveis" - que reúne empresários do setor de eventos - para estabelecer um canal de diálogo entre o governo do Distrito Federal e o grupo, um dos mais atingidos pela paralisação dos trabalhos durante a pandemia. Por meio da interlocução da Setur-DF, o coletivo teve suas demandas ouvidas junto ao Banco de Brasília (BRB), à Câmara Legislativa do Distrito Federal e ao Ministério do Turismo.

A rodada de negociações começou na última segunda-feira (24), quando a secretária intermediou uma reunião entre representantes do setor e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Estiveram presentes o diretor-executivo da instituição, Dario Oswaldo Garcia Junior, e os empresários Simone Coutinho, Virginia D'arc, Marconi Barros e Jorge Luiz.

Na reunião, Vanessa Mendonça ressaltou a importância do segmento para a economia brasileira. "Temos uma indústria sem chaminés, que gera recursos de quase R$ 940 bilhões ao ano e emprega mais que 25 milhões de brasileiros. Neste momento, já temos um Protocolo de Segurança de Eventos que foi amplamente trabalhado e aprovado junto às entidades do setor, que tiveram voz ativa, em uma prova do nosso comprometimento com estes profissionais", ressaltou.

A empresária Simone Coutinho, uma das representantes do coletivo, destacou a importância do canal de diálogo estabelecido pela Setur-DF junto ao poder público. "Esta é a primeira vez em que um governo nos recebe para ouvir as reivindicações da indústria de eventos. Neste sentido, o Coletivo Setor de Eventos enxerga na secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, um importante elo que viabilizou o entendimento entre o setor, o governo local e o governo federal", disse.

Durante a reunião, ficou acertado que as empresas do setor terão as demandas atendidas junto ao Programa Emergencial de Crédito Empresarial do Distrito Federal (Procred) e ao Supera DF, programas estabelecidos pelo governo para mitigar os efeitos da pandemia na economia. O BRB também se comprometeu a auxiliar o setor nos encaminhamentos feitos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Além disso, ficou acertada a formação de uma comissão especial formada por representantes do setor de eventos e do BRB.

DIÁLOGO COM O GOVERNO FEDERAL

Na última terça-feira (25), Vanessa Mendonça intermediou outras duas visitas importantes para o setor. No início da tarde, o coletivo foi recebido pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB) para apresentar demandas a respeito da prorrogação da carência tributária e do auxílio emergencial do GDF, que beneficiou diversos profissionais do segmento de eventos que não foram amparados pelo governo federal.

No encontro, Rafael Prudente se disse atento às pautas apresentadas e se comprometeu a estabelecer um canal de negociações com o GDF. A secretária também se comprometeu a estabelecer um grupo de trabalho junto à Câmara Legislativa e à Secretaria de Cultura e Economia Criativa para a criação de um programa de capacitação profissional para trabalhadores do segmento.

Na sequência, o grupo teve uma reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que ouviu as demandas do setor e se dispôs a ampliar o diálogo já estabelecido com outras instituições. Entre as demandas estavam o repasse dos recursos da Lei Aldir Blanc, a expansão dos protocolos de segurança para patamares nacionais e os recursos do Fungetur.

Álvaro Antônio explicou que o papel do governo federal em ordenar os recursos da Lei Aldir Blanc está feito e que a discussão agora é com Estados e municípios. Além disso, ele apontou a adoção de protocolos de biossegurança em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e elogiou a iniciativa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal na organização do Protocolo de Segurança de Eventos.

Tópicos relacionados