Juliana Monaco   |   26/08/2020 17:23

Setur-DF cria canal de diálogo com empresas do setor de eventos

Vanessa Mendonça articulou reuniões junto ao BRB, Câmara Legislativa do Distrito Federal e MTur.


Divulgação
Vanessa Mendonça (Setur-DF) e Marcelo Álvaro Antônio (MTur)
Vanessa Mendonça (Setur-DF) e Marcelo Álvaro Antônio (MTur)
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, se encontrou com o movimento "Luz aos Invisíveis" - que reúne empresários do setor de eventos - para estabelecer um canal de diálogo entre o governo do Distrito Federal e o grupo, um dos mais atingidos pela paralisação dos trabalhos durante a pandemia. Por meio da interlocução da Setur-DF, o coletivo teve suas demandas ouvidas junto ao Banco de Brasília (BRB), à Câmara Legislativa do Distrito Federal e ao Ministério do Turismo.

A rodada de negociações começou na última segunda-feira (24), quando a secretária intermediou uma reunião entre representantes do setor e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Estiveram presentes o diretor-executivo da instituição, Dario Oswaldo Garcia Junior, e os empresários Simone Coutinho, Virginia D'arc, Marconi Barros e Jorge Luiz.

Na reunião, Vanessa Mendonça ressaltou a importância do segmento para a economia brasileira. "Temos uma indústria sem chaminés, que gera recursos de quase R$ 940 bilhões ao ano e emprega mais que 25 milhões de brasileiros. Neste momento, já temos um Protocolo de Segurança de Eventos que foi amplamente trabalhado e aprovado junto às entidades do setor, que tiveram voz ativa, em uma prova do nosso comprometimento com estes profissionais", ressaltou.

A empresária Simone Coutinho, uma das representantes do coletivo, destacou a importância do canal de diálogo estabelecido pela Setur-DF junto ao poder público. "Esta é a primeira vez em que um governo nos recebe para ouvir as reivindicações da indústria de eventos. Neste sentido, o Coletivo Setor de Eventos enxerga na secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, um importante elo que viabilizou o entendimento entre o setor, o governo local e o governo federal", disse.

Durante a reunião, ficou acertado que as empresas do setor terão as demandas atendidas junto ao Programa Emergencial de Crédito Empresarial do Distrito Federal (Procred) e ao Supera DF, programas estabelecidos pelo governo para mitigar os efeitos da pandemia na economia. O BRB também se comprometeu a auxiliar o setor nos encaminhamentos feitos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Além disso, ficou acertada a formação de uma comissão especial formada por representantes do setor de eventos e do BRB.

DIÁLOGO COM O GOVERNO FEDERAL

Na última terça-feira (25), Vanessa Mendonça intermediou outras duas visitas importantes para o setor. No início da tarde, o coletivo foi recebido pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB) para apresentar demandas a respeito da prorrogação da carência tributária e do auxílio emergencial do GDF, que beneficiou diversos profissionais do segmento de eventos que não foram amparados pelo governo federal.

No encontro, Rafael Prudente se disse atento às pautas apresentadas e se comprometeu a estabelecer um canal de negociações com o GDF. A secretária também se comprometeu a estabelecer um grupo de trabalho junto à Câmara Legislativa e à Secretaria de Cultura e Economia Criativa para a criação de um programa de capacitação profissional para trabalhadores do segmento.

Na sequência, o grupo teve uma reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que ouviu as demandas do setor e se dispôs a ampliar o diálogo já estabelecido com outras instituições. Entre as demandas estavam o repasse dos recursos da Lei Aldir Blanc, a expansão dos protocolos de segurança para patamares nacionais e os recursos do Fungetur.

Álvaro Antônio explicou que o papel do governo federal em ordenar os recursos da Lei Aldir Blanc está feito e que a discussão agora é com Estados e municípios. Além disso, ele apontou a adoção de protocolos de biossegurança em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e elogiou a iniciativa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal na organização do Protocolo de Segurança de Eventos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS