Beatrice Teizen   |   08/09/2020 10:54

Dia Mundial do Turismo terá desenvolvimento rural como foco

Tema deste ano será o papel que o Turismo desempenha em fornecer oportunidades fora das grandes cidades

Comemorada no dia 27 de setembro, a edição de 2020 do Dia Mundial do Turismo trará o tema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, celebrando o papel que o Turismo desempenha em fornecer oportunidades fora das grandes cidades e preservar o patrimônio cultural e natural em todo o mundo. A data acontecerá em um momento crítico, com países apoiando no setor para impulsionar a recuperação, inclusive em comunidades rurais.

Divulgação
Turismo e Desenvolvimento Rural será tema do Dia Mundial do Turismo
Turismo e Desenvolvimento Rural será tema do Dia Mundial do Turismo
Pela primeira vez em 40 anos, a celebração oficial não será organizada por um único Estado-Membro da OMT. Em vez disso, as nações do bloco do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o Chile ingressando na condição de observador) servirão como anfitriões conjuntos. Este acordo exemplifica o espírito de solidariedade internacional que permeia o Turismo e que a entidade reconheceu como essencial para a recuperação.

“Em todo o mundo, o Turismo empodera comunidades rurais, proporcionando empregos e oportunidades, principalmente para mulheres e jovens. Também permite que as comunidades rurais mantenham seu patrimônio cultural e tradições únicas e o setor é vital para salvaguardar o habitat e as espécies ameaçadas de extinção. Este Dia Mundial do Turismo é uma chance de reconhecer o papel que o setor desempenha fora das grandes cidades e sua capacidade de construir um futuro melhor para todos”, diz o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

COVID-19 NAS ÁREAS RURAIS
Para inúmeras comunidades rurais em todo o mundo, o Turismo é um provedor líder de empregos e oportunidades. Em muitos lugares, é um dos poucos setores econômicos viáveis. Além disso, o desenvolvimento por meio da indústria também pode manter vivas as comunidades rurais. Estima-se que em 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, enquanto 80% das pessoas que atualmente vivem em pobreza extrema vivem fora das cidades.

A situação é particularmente difícil para os jovens nas comunidades rurais, que têm três vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os adultos mais velhos. O Turismo é uma tábua de salvação, oferecendo aos jovens a chance de ganhar a vida sem ter que migrar em seus países de origem ou no Exterior.

As comunidades em áreas rurais também lutam com os impactos da pandemia de covid-19 e estão, geralmente, muito menos preparadas para lidar com crises a curto e longo prazo. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo o envelhecimento da população, níveis de renda mais baixos e a contínua exclusão digital.

Tópicos relacionados