Juliana Monaco   |   11/08/2020 20:31   |   Atualizada em 11/08/2020 20:36

Agente de viagens deve ser o vetor da retomada do Turismo

O webinar contou com a presença de Magda Nassar, Roberto Nedelciu, Carlos Prado e Juarez Cintra Neto.

Nesta terça-feira (11), o Movimento Supera Turismo Brasil realizou um webinar sobre o papel e a valorização do agente de viagens neste momento de pandemia. A live contou com a participação da presidente da Abav Nacional, Magda Nassar; do presidente da Abracorp, Carlos Prado; do presidente da Air TKT, Juarez Cintra Neto; e do presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu. A mediação foi de Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo.

Os participantes discutiram a valorização do agente de viagens no atual momento do País
Os participantes discutiram a valorização do agente de viagens no atual momento do País
A presidente da Abav Nacional destacou as ações feitas pela entidade para apoiar os agentes de viagens desde o início da pandemia. “A Abav se preocupou desde o primeiro dia da pandemia em criar mecanismos com outras associações para que as agências pudessem sobreviver neste momento avassalador. Desde então, conquistamos grandes vitórias para o setor e uma parte do nosso trabalho resultou em MPs como a 936, 944 e 948. Mas a nossa maior vitória foi garantir a comissão dos agentes com a MP 948. O que nós vimos foi um setor extremamente castigado, mas que conseguiu mostrar a sua importância e o seu valor”, disse.

Já Nedelciu destacou o trabalho de repatriação de brasileiros feito pela Braztoa junto ao Ministério do Turismo e Itamaraty. “Conseguimos repatriar muitos brasileiros, até aqueles que compraram as viagens diretamente com os fornecedores. Esse trabalho ajudou a valorizar muito as operadoras e agências de viagens, além de contribuir com a unificação do nosso setor. Hoje nós somos 21 entidades atuando juntas em pautas unificadas. Essa é a hora de nos mantermos unidos e valorizarmos ainda mais o agente de viagens”, ressaltou.

O PAPEL DO AGENTE NA RETOMADA DO TURISMO

Consenso entre os participantes, a melhor estratégia para acelerar a retomada do Turismo é mostrar a importância do agente de viagens. Mais do que um profissional que ajuda a escolher os fornecedores, o agente é um assessor que atua em todas as fases da jornada do viajante, esclarece suas dúvidas e contribui para criar uma experiência ainda melhor.

Magda Nassar já vê um retorno positivo em relação ao interesse pelas viagens. “Hoje, nesses passos lentos da retomada, temos consultas para todos os destinos, inclusive os internacionais. Isso mostra que as pessoas estão querendo muito viajar, mas para isso elas precisam se sentir seguras. Estamos trabalhando ativamente na implementação dos protocolos sanitários para que eles sejam mantidos, principalmente enquanto ainda não temos a vacina. Mas para além da segurança, nós, como agente de viagens, temos que acreditar no nosso trabalho e surpreender o cliente”, comentou.

Para o presidente da Abracorp, o agente de viagens tem um papel fundamental para tornar a retomada ainda mais eficiente. “No momento em que estamos vivendo, ter um profissional que sana todas as dúvidas dos viajantes pode abreviar o período da retomada. Nós, agentes de viagens, temos que levar o máximo de informações e protocolos dos nossos fornecedores para que o viajante fique um pouco mais confortável. Nessa travessia, precisamos nos preparar para oferecer serviços ainda melhores aos nossos clientes e com maior valor agregado”, disse.

Assim como os demais convidados, Juarez Neto acredita na resiliência como parte desse processo. “A retomada é lenta, mas já está acontecendo. Além de acreditarmos no Turismo, a paixão que temos pelo setor nos move a cada dia. Acho que esse é o momento único para o agente de viagens se posicionar e saber o valor que ele tem. De fato, esse momento é de muita incerteza, mas sem dúvidas o agente vai sair fortalecido”, ressaltou.

PROMOÇÃO DO TURISMO DOMÉSTICO

As recentes pesquisas revelam que a retomada do setor deve começar pelo Turismo doméstico, especialmente com viagens de curta duração. Assim, a promoção dos destinos brasileiros é uma das ferramentas fundamentais para que o setor se recupere mais rapidamente. “O Brasil tem tudo o que um viajante pode desejar. Eu apoio totalmente que todos os recursos da Embratur sejam aplicados para o Turismo interno. Não tem porque fazermos promoção em outros países onde as fronteiras abrem e fecham o tempo todo”, falou Magda Nassar.

Abav Collab
De acordo com o presidente da Braztoa, a melhor forma de divulgar o Brasil é por meio dos próprios brasileiros que viajam para o Exterior. “A OMT revelou que cerca de 94% do Turismo brasileiro é feito por brasileiros. Por isso, é função do brasileiro sim mostrar qual é a vantagem de conhecer o Brasil, pois somos nós quem conhecemos os recursos maravilhosos do nosso País”, afirmou.

Com o objetivo de contribuir para a geração de negócios e a promoção dos destinos brasileiros, a Abav vai promover o evento híbrido Abav Collab de 27 de setembro a 2 de outubro para os profissionais do Turismo e de 2 a 9 de outubro para os consumidores finais, com a Black Friday de Viagens 2020.

Clique aqui para assistir na íntegra ao webinar do Movimento Supera Turismo Brasil.

Tópicos relacionados