Filip Calixto   |   21/10/2020 11:02   |   Atualizada em 21/10/2020 11:03

Acordo entre ministérios pretende fomentar inovação no Turismo

MTur e MCTI assinaram um acordo de cooperação com foco na inovação do Turismo

MTur/Roberto Castro
Os ministros Marcos Pontes e Marcelo Álvaro Antônio assinaram o acordo de cooperação
Os ministros Marcos Pontes e Marcelo Álvaro Antônio assinaram o acordo de cooperação
Os ministérios do Turismo e o da Ciência, Tecnologia e Inovações assinaram ontem (20) um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas com foco em inovação no Turismo. A parceria prevê a definição de políticas públicas voltadas à digitalização e à criação de destinos inteligentes, em especial por meio do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), estabelecido pelo governo federal em junho de 2019.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, destacou o empenho pela ampliação do uso de tecnologia em prol de avanços turísticos. “Nos governos anteriores, o Ministério do Turismo não tinha a preocupação de colocar a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço do Turismo. A gente percebeu que precisava fazer com que o Turismo brasileiro pudesse utilizar essas ferramentas tão importantes, buscando soluções para facilitar a vida do turista e divulgar os nossos destinos”, apontou.

Antônio elencou medidas adotadas para preservar atividades e empregos no setor durante a pandemia e citou a inovação como diferencial na retomada. “A ciência e a inovação vão ser fundamentais para que a gente possa voltar o mais rápido possível ao patamar de crescimento verificado pelo turismo em 2019. O presidente Bolsonaro tem nos dado todo o apoio necessário para fazer com que o nosso potencial cada dia mais se torne realidade”, acrescentou Antônio.

A cooperação consiste na elaboração de estratégias que facilitem a adoção de soluções de loT voltadas ao aumento da eficácia de programas desenvolvidos no setor.

Os ministérios vão estabelecer a Câmara do Turismo 4.0, coordenada pelo MTur, em comum acordo com o MCTI, propiciando a ampla participação da academia, de institutos de ciência e tecnologia e de demais atores relevantes do cenário da inovação no contexto do turismo. Após a criação do grupo, será proposto um cronograma de trabalho em conjunto com todos os integrantes, a fim de definir as estratégias necessárias ao cumprimento das metas previstas.

INICIATIVAS
A busca por transformação digital no mercado de viagens foi o foco do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido neste ano pelo MTur, o MCTI e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Quase 800 startups se inscreveram na seleção, e as dez finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da competição global de startups da OMT.

Outra iniciativa do MTur em curso na área é um mapeamento para verificar a disponibilidade de internet pública gratuita (Wi-Fi) em atrativos das 30 rotas estratégicas contempladas pelo Programa Investe Turismo, voltado à estruturação e à promoção dos roteiros. Os dados vão ajudar a nortear futuras ações e investimentos do governo federal para proporcionar avanços na digitalização de localidades que ainda não oferecem livre acesso à rede.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias