Beatrice Teizen   |   20/10/2020 11:05

Comitê de Crise da OMT enfatiza importância da coordenação

Sexta reunião da comissão lembrou aos participantes a necessidade de trabalhar em conjunto

A sexta reunião do Comitê de Crise Global do Turismo da OMT lembrou aos participantes a necessidade de trabalhar em conjunto como o único meio de fazer avançar a recuperação sustentável e reinício do Turismo. A reunião produziu o compromisso de criar um novo Comitê de Protocolos Comuns de Segurança da entidade para aumentar a confiança nas viagens internacionais, bem como planos firmes para aumentar a proteção dos consumidores e medidas para proteger empregos.

Divulgação / OMT
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT
“É necessária uma coordenação forte para acelerar a suspensão das restrições de viagem de maneira segura e oportuna para aumentar o investimento em sistemas que apoiam viagens seguras, incluindo testes na partida, e para sustentar e apoiar negócios e empregos. Se não atendermos a essas três prioridades, não conseguiremos reiniciar o Turismo e, portanto, não conseguiremos salvar milhões de meios de subsistência”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

PROTOCOLOS COMUNS
Em um nível prático, uma proposta para um novo conjunto de protocolos comuns de viagens foi apresentada pelo ministro do Turismo da Grécia, Harry Theoharis, e bem-vinda pela liderança da OMT e outros membros do Comitê. Além disso, ilustrando como as viagens internacionais podem retornar seguras, o CEO do Aeroporto Fiumicino de Roma, Marco Troncone, destacou o papel que protocolos de higiene robustos e inovação podem desempenhar para aumentar a confiança do viajante.

Na mesma linha, o secretário-geral da ICC, John Denton, explicou os planos para um sistema abrangente de testes na partida para aumentar a confiança do passageiro e eliminar a necessidade de quarentena na chegada. Ao lado deles, o presidente Global da Clia, Adam Goldstein, e o diretor geral do Airports Council International, Luis Felipe Oliveira, deixaram claras as medidas proativas tomadas para o Turismo de cruzeiros e viagens aéreas seguras para passageiros e trabalhadores.

PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR
A OMT enfatizou também que as políticas de recuperação devem ser focadas nas pessoas. Para começar, restaurar a confiança do consumidor e protocolos internacionais coerentes e padronizados se reforçam mutuamente e são essenciais para o retorno do Turismo. A reunião do Comitê de Crise viu a OMT anunciar planos para um novo Código Internacional para a Proteção de Turistas. Este será o primeiro quadro jurídico a proteger os direitos dos turistas como consumidores, harmonizando os padrões mínimos em diferentes países e garantindo a distribuição justa da responsabilidade aos turistas afetados pela pandemia entre as partes interessadas em todo o setor.

Uma comissão técnica para a elaboração do Código está sendo montada e se reunirá até o final do mês. Paralelamente, entidade está trabalhando para proteger empregos e ajudar os profissionais afetados pela pandemia a encontrar novas oportunidades.

Tópicos relacionados