Movida

Vinicius Novaes   |   01/10/2020 10:43

MTur assina acordo de cooperação para Turismo rural

Acordo tem como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar no Turismo


Divulgação

O Ministério do Turismo assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de desenvolver o Turismo Rural. A parceria foi publicada na edição desta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. A iniciativa integra um conjunto de ações da pasta desenvolvido espacialmente para 2020 que foi definido como Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

O acordo, que tem duração de 24 meses, busca promover o fortalecimento da agricultura familiar no Turismo por meio do incentivo à promoção e comercialização de produtos e serviços.

De acordo com o MTur, o Turismo Rural é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. O crescimento do Turismo Rural representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos. O agroturismo também é um gerador de benefícios ambientais ao estimular o manejo, conservação e recuperação da fauna e flora nativas.

Entre as diversas iniciativas da pasta para o setor está a inclusão do produtor rural e do agricultor familiar na Lei do Turismo e, posteriormente, no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), visando ao mapeamento desses produtores bem como sua aproximação das políticas públicas de Turismo desenvolvidas pelo MTur. Desta forma, poderão aderir ao Fungetur, que opera suas linhas de crédito por meio de agentes financeiros credenciados.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Turismo Rural e de Natureza é um caminho promissor para superação dos efeitos da pandemia. “Desta forma, reforçarmos nossas vocações naturais, como a Agricultura e o Turismo. O melhor aproveitamento do campo ajuda inclusive a pavimentar o futuro de uma atividade que tem tudo para despontar no cenário pós-covid-19: o Turismo rural e as viagens de curta distância”, afirmou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias