Da Redação   |   17/12/2020 09:12

Governo de Goiás inaugura Casa do Turismo

Governo quer transformar a região e fechar a Rua 30, em projeto de R$ 2 milhões

Divulgação Goiás Turismo/Leo Iran
Casa do Turismo de Goiás
Casa do Turismo de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Goiás Turismo), inaugurou, nesta quarta-feira (16/12), a Casa do Turismo, em um prédio antigo, totalmente restaurado, no centro de Goiânia. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, que representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia, o momento é de grande satisfação para o governo. "Hoje é um dia muito feliz para todos nós do Governo de Goiás, pois vejo que em pouco tempo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, conseguiu fazer muito por esse equipamento público, tudo dentro de um projeto", afirmou.

A solenidade contou, ainda, com a participação dos secretários de Estado da Retomada, César Moura; e da Cultura, Adriano Baldy; além dos presidentes da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e da GoiásFomento, Rivael Aguiar. O secretário de Turismo de Goiânia, Urias Júnior, também prestigiou o evento, bem como a vereadora doutora Cristina; o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; o presidente do Senai, Leopoldo Veiga Jardim; os superintendentes da Infraero, Antônio Sales, e do Sebrae, Derly Fialho.

O secretário da Retomada, César Moura, destacou o espaço reservado ao artesanato na Casa do Turismo e o trabalho de apoio aos artesãos desenvolvido pelo Governo do Estado: “o artesanato não precisa ficar debaixo das asas do governo. Ele tem que crescer e voar, ir muito longe”. E acrescentou: “Nosso plano para todo o setor de artesanato abrange oferta de oportunidades, para que o artesão goiano possa se aprimorar, aprender técnicas de comércio, noções de embalagem e design de produtos, com projeto, cursos, tudo estará à disposição aqui”.

O presidente do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur-GO), Ricardo Rodrigues, falou em nome do trade turístico: “Tenho certeza de que a nossa voz aqui vai chegar até o governador. A gente só precisa de um pouco mais de apoio para demonstrar o tanto que o nosso Turismo é forte e a gente vai fazer muito. Temos a certeza de que o Turismo, que é uma mola propulsora da economia e é bastante generoso, vai explodir no ano que vem, com o fim da pandemia!”, acentuou.

Divulgação Goiás Turismo/Leo Iran
Cortam a fita inaugural da Casa do Turismo, o deputado coronel Adailton; os secretários de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, e da Retomada, César Moura; e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
Cortam a fita inaugural da Casa do Turismo, o deputado coronel Adailton; os secretários de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, e da Retomada, César Moura; e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, externou sua alegria com a realização e falou da disposição de continuar buscando recursos para alavancar o setor: “A gente vai solidificar as nossas ações e, em 2021, vai transformar Goiás em Turismo nacional, não tenho dúvida disso. A gente tem força de vontade, garra, competência e um governador gigante pra nos defender. O apoio do coronel Adailton, a parceria do Legislativo, é muito importante”, destacou o presidente da Goiás Turismo.

Fabrício defendeu a ideia de reservar a rua entre o Centro de Convenções e a Casa para o Turismo: “Fechar a Rua 30 não é simplesmente botar cavalete. Apresentei projeto ao Ministério do Turismo de R$ 2 milhões para transformar aqui em uma rua criativa, cultural, talvez uma das mais bonitas do Brasil. É uma proposta ousada, e temos 24 meses para deixar a rua toda nivelada, com iluminação subterrânea. Com poesia de Cora Coralina aqui, viola, e as pessoas saindo daqui, tendo bares, restaurantes, quiosques... Não custa sonhar! E, sonhando, a gente tirou a Casa do Turismo do papel”.

Brenda Lúcia Oliveira de Carvalho, que faz parte da história do Turismo goiano, e brasileiro, com 42 anos de trabalho dedicados ao setor, foi homenageada como Personalidade do Turismo no evento. Ela não pôde participar da solenidade, por pertencer ao grupo de risco da covid-19, mas assistiu tudo pela internet. Dona Brenda, como é conhecida, se emocionou ao ver a concretização desse sonho, pelo qual tanto lutou. Mas ela não para de pensar o Turismo, e já tem novos planos: “Como mencionaram o Fabrício e o coronel Adailton, nós vamos conseguir fechar a Rua 30 e fazer dela uma Rua do Lazer. É a segunda etapa. Essa de hoje foi a primeira. E, depois, ainda tem a terceira, mas vocês nem sabem o que estou planejando, com a ajuda de vocês, é claro”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS