Movida

Da Redação   |   17/12/2020 09:12

Governo de Goiás inaugura Casa do Turismo

Governo quer transformar a região e fechar a Rua 30, em projeto de R$ 2 milhões

Divulgação Goiás Turismo/Leo Iran
Casa do Turismo de Goiás
Casa do Turismo de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Goiás Turismo), inaugurou, nesta quarta-feira (16/12), a Casa do Turismo, em um prédio antigo, totalmente restaurado, no centro de Goiânia. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, que representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia, o momento é de grande satisfação para o governo. "Hoje é um dia muito feliz para todos nós do Governo de Goiás, pois vejo que em pouco tempo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, conseguiu fazer muito por esse equipamento público, tudo dentro de um projeto", afirmou.

A solenidade contou, ainda, com a participação dos secretários de Estado da Retomada, César Moura; e da Cultura, Adriano Baldy; além dos presidentes da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e da GoiásFomento, Rivael Aguiar. O secretário de Turismo de Goiânia, Urias Júnior, também prestigiou o evento, bem como a vereadora doutora Cristina; o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; o presidente do Senai, Leopoldo Veiga Jardim; os superintendentes da Infraero, Antônio Sales, e do Sebrae, Derly Fialho.

O secretário da Retomada, César Moura, destacou o espaço reservado ao artesanato na Casa do Turismo e o trabalho de apoio aos artesãos desenvolvido pelo Governo do Estado: “o artesanato não precisa ficar debaixo das asas do governo. Ele tem que crescer e voar, ir muito longe”. E acrescentou: “Nosso plano para todo o setor de artesanato abrange oferta de oportunidades, para que o artesão goiano possa se aprimorar, aprender técnicas de comércio, noções de embalagem e design de produtos, com projeto, cursos, tudo estará à disposição aqui”.

O presidente do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur-GO), Ricardo Rodrigues, falou em nome do trade turístico: “Tenho certeza de que a nossa voz aqui vai chegar até o governador. A gente só precisa de um pouco mais de apoio para demonstrar o tanto que o nosso Turismo é forte e a gente vai fazer muito. Temos a certeza de que o Turismo, que é uma mola propulsora da economia e é bastante generoso, vai explodir no ano que vem, com o fim da pandemia!”, acentuou.

Divulgação Goiás Turismo/Leo Iran
Cortam a fita inaugural da Casa do Turismo, o deputado coronel Adailton; os secretários de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, e da Retomada, César Moura; e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
Cortam a fita inaugural da Casa do Turismo, o deputado coronel Adailton; os secretários de Indústria e Comércio, Adonídio Vieira, e da Retomada, César Moura; e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, externou sua alegria com a realização e falou da disposição de continuar buscando recursos para alavancar o setor: “A gente vai solidificar as nossas ações e, em 2021, vai transformar Goiás em Turismo nacional, não tenho dúvida disso. A gente tem força de vontade, garra, competência e um governador gigante pra nos defender. O apoio do coronel Adailton, a parceria do Legislativo, é muito importante”, destacou o presidente da Goiás Turismo.

Fabrício defendeu a ideia de reservar a rua entre o Centro de Convenções e a Casa para o Turismo: “Fechar a Rua 30 não é simplesmente botar cavalete. Apresentei projeto ao Ministério do Turismo de R$ 2 milhões para transformar aqui em uma rua criativa, cultural, talvez uma das mais bonitas do Brasil. É uma proposta ousada, e temos 24 meses para deixar a rua toda nivelada, com iluminação subterrânea. Com poesia de Cora Coralina aqui, viola, e as pessoas saindo daqui, tendo bares, restaurantes, quiosques... Não custa sonhar! E, sonhando, a gente tirou a Casa do Turismo do papel”.

Brenda Lúcia Oliveira de Carvalho, que faz parte da história do Turismo goiano, e brasileiro, com 42 anos de trabalho dedicados ao setor, foi homenageada como Personalidade do Turismo no evento. Ela não pôde participar da solenidade, por pertencer ao grupo de risco da covid-19, mas assistiu tudo pela internet. Dona Brenda, como é conhecida, se emocionou ao ver a concretização desse sonho, pelo qual tanto lutou. Mas ela não para de pensar o Turismo, e já tem novos planos: “Como mencionaram o Fabrício e o coronel Adailton, nós vamos conseguir fechar a Rua 30 e fazer dela uma Rua do Lazer. É a segunda etapa. Essa de hoje foi a primeira. E, depois, ainda tem a terceira, mas vocês nem sabem o que estou planejando, com a ajuda de vocês, é claro”.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias