Artur Luiz Andrade   |   16/12/2020 12:47   |   Atualizada em 16/12/2020 12:52

Secretários de Turismo pedem continuidade e diálogo a novo ministro

Em carta aberta ao novo Ministro do Turismo, Fornatur mostra suas preocupações

Filip Calixto
Bruno Wendling, presidente do Fornatur
Bruno Wendling, presidente do Fornatur
Presido por Bruno Wendling, secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), divulgou uma carta aberta ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que substituiu Marcelo Álvaro Antônio na semana passada, depois de uma crise política em que o presidente Jair Bolsonaro teve de intervir.

Na carta, os secretários de Turismo se mostram apreensivos com a mudança no meio da maior crise mundial do setor, causada pela pandemia de covid-19. Os secretários temem que projetos de sucesso da gestão de Álvaro Antônio não tenham continuidade e pedem que o novo mandatário do MTur, mesmo trazendo suas ideias à pasta, o que é muito bem-vindo, não deixe para trás o que já foi feito.

Eles destacam o bom diálogo com o MTur durante a gestão de Marcelo Álvaro Antônio e se dizem a favor do Turismo, a despeito de diferenças políticas. Muitos secretários foram publicamente críticos da gestão de Machado na Embratur.

Os secretários pedem a Gilson Machado que priorize “o reposicionamento da imagem do destino Brasil, do fortalecimento e valorização da Regionalização em seus territórios, da descentralização de recursos financeiros”.

Confira abaixo a íntegra da carta.

CARTA ABERTA EM FAVOR DO TURISMO E CONTRA A DESCONTINUIDADE DAS POLÍTICAS VOLTADAS AO SETOR NO BRASIL

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), vem através desta carta aberta expressar sua preocupação diante da recente mudança na gestão do Ministério do Turismo. Uma mudança que acontece num momento delicado, de uma crise sem precedentes causada pela pandemia do novo coronavírus e que o setor tem enfrentado com dedicação, diálogo e muito trabalho.

O Fornatur tem mantido uma excelente relação com o MTur nos últimos anos, conquistamos espaço e voz das deliberações das políticas públicas voltadas para o Turismo. Sugerimos, planejamos e reivindicamos várias ações em favor dessa, que é uma das principais atividades econômicas do País. Queremos que essas ações, tão importantes para a retomada do Turismo no Brasil, não sejam descontinuadas.

O Fornatur se posiciona em favor do Turismo, independentemente de posições políticas ou crises internas. Respeitosamente esperamos que o novo ministro trabalhe para o desenvolvimento da atividade, com ideias construtivas, porém sem deixar para trás o que foi construído. Esperamos ainda que o trabalho e as tomadas de decisão continuem sendo em conjunto com todos os representantes do setor, assim como vem sendo desde a última gestão.

Este Fórum espera continuar com um diálogo aberto e transparente em todas as esferas da pasta e que pleitos e proposições continuem sendo ouvidas. Aproveitamos para reforçar a necessidade do reposicionamento da imagem do destino Brasil, do fortalecimento e valorização da Regionalização em seus territórios, da descentralização de recursos financeiros.

Salientamos que a construção coletiva das estratégias de promoção juntamente com o Fornatur e com as entidades do trade são fundamentais para o sucesso dessa gestão. Somos um Fórum colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgão Estaduais de Turismo de expressão técnica e política, que delibera sobre os temas relevantes do Turismo nacional.

Nossa preocupação é com o Turismo, uma das atividades que mais sofreram economicamente nesta pandemia e queremos que não haja retrocesso nas políticas implantadas e em implantação, pois isso será extremamente prejudicial para o Brasil.

Desejamos que o novo ministro faça uma boa gestão, mantenha a equipe técnica e dê continuidade às boas ações. Nós estaremos firmes, vigilantes e reafirmamos nosso compromisso com o turismo brasileiro.

Fornatur
Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo


Tópicos relacionados