Da Redação   |   11/12/2020 12:56
Atualizada em 11/12/2020 13:02

Turismo pode ser tão importante quanto agronegócio, diz novo ministro

Frase é do novo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ex-presidente da Embratur

Embratur
Ministro Gilson Machado
Ministro Gilson Machado
O novo ministro do Turismo, Gilson Machado, destacou, na noite desta quinta-feira (10/12), a importância do Turismo na recuperação da economia e sua vocação para gerar emprego e renda para a população. “O Turismo pode ser um motor da economia tão importante como o agronegócio”, declarou Machado durante entrevista à TV CNN.

Gilson Machado destacou o potencial do Brasil para oferecer as melhores experiências de Turismo na natureza, já que é um país continental, com seis biomas com características distintas. Segundo ele, o carro-chefe do retorno das atividades turísticas em todo mundo será o turismo de natureza.

“Somos o único país do mundo que tem seis biomas: Pantanal, Pampa, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e o Cerrado. Temos a maior capilaridade hídrica do mundo. Nenhum país se compara ao nosso em quantidade de rios, em quantidade de fauna, em peixe de água salgada, em peixe de água doce. Temos o maior potencial para o turismo náutico”, enumerou. “O Brasil terá ´a recuperação´. Nada será igual ao nosso País na recuperação porque o mundo hoje quer turismo de natureza e, em se tratando de natureza, nada se iguala ao nosso País”, declarou na TV.

Machado lembrou ainda que o Brasil será sede do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas, segundo o secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili. “Podia ter ido para os Estados Unidos, podia ter ido ao Caribe, podia ter ido na Argentina, mas não, [a OMT] escolheu o Brasil porque sabe do potencial que nós temos”, declarou.

O ministro do Turismo destacou que, diante dos impactos da covid-19, o Brasil é o “País que tem o maior potencial do mundo para crescimento no período pós-pandemia”. Gilson Machado informou que o setor de Turismo já tem dado mostras da recuperação. “O Brasil é um país que emite 11 milhões de turistas para o Exterior, praticamente uma Suíça. São turistas de alto poder aquisitivo e este pessoal agora está viajando dentro do Brasil, está conhecendo melhor o Brasil, porque no mundo inteiro hoje tem várias barreiras sanitárias”, complementou.

Durante a entrevista, Machado enumerou as ações já realizadas pelo Ministério do Turismo para socorrer empreendedores do setor e possibilitar a retomada das atividades, de forma segura e responsável. “O nosso governo tem feito ações que mantiveram os empregos. Dos países turísticos, o Brasil foi um dos que tiveram a menor quantidade de perda de empregos. Várias MPs salvaram o emprego, como a flexibilização das relações de trabalho, a MP que conseguiu manter o fluxo de caixa com a campanha ´não cancele, remarque´, e a MP que aportou no Fungetur R$ 5 bilhões na economia para emprestar ao setor do Turismo”, finalizou.

E, por fim, fez um apelo às autoridades municipais e estaduais para que não decidam por voltar a fechar as atividades ligadas ao trade do Turismo para proteger o emprego de quem tira do Turismo o seu sustento. “Eu sei que a covid-19 é um problema seríssimo, mas o emprego é muito importante também. Temos os protocolos de segurança. Temos os protocolos adotados que estão hoje na vanguarda do mundo”, defendeu. “As prefeituras e os estados têm mecanismos de fiscalizar se estão usando luva, se estão usando álcool em gel... Então, a gente tem que lutar”, finalizou.

Fonte: MTur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS