Victor Fernandes   |   04/03/2021 15:20
Atualizada em 04/03/2021 16:02

CNC pede maior prazo de pagamento de empréstimos do Pronampe

O pedido foi feito em ofício enviado ao ministro da Economia e ao presidente da Febraban

Divulgação
José Roberto Tadros, presidente da CNC, realizou o pedido em ofício enviado ao ministro da Economia e ao presidente da Febraban
José Roberto Tadros, presidente da CNC, realizou o pedido em ofício enviado ao ministro da Economia e ao presidente da Febraban
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em ofício enviado por seu presidente, José Roberto Tadros, ontem (3), solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, a prorrogação da carência para início do pagamento dos empréstimos contraídos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Nos documentos, Tadros mostra preocupação com o fato de o pagamento das primeiras parcelas do programa ter início em março. “As empresas, sob influência dos impactos econômicos advindos da crise da covid-19, ainda não conseguiram se recuperar, não dispondo de condições para arcar com esse compromisso neste momento”, afirmou o presidente da CNC, ressaltando que o Pronampe foi determinante para garantir a sustentabilidade financeira dos estabelecimentos, permitindo a sobrevida de milhões de empresas no País frente aos graves impactos decorrentes da crise do novo coronavírus.

A CNC alerta, ainda, nos ofícios enviados, que a gravidade da pandemia e o consequente fechamento do comércio, como tem sido feito em cidades e Estados brasileiros, também precisa ser levado em consideração para uma eventual prorrogação de carência. “A retomada não ocorreu conforme o previsto e continuamos experimentando as consequências e o agravamento da situação, com o retorno de medidas que incluem o fechamento de estabelecimentos”, diz trecho dos documentos.

“Corremos o risco de serem inviabilizados milhões de empreendimentos, sendo evidente que aquele cenário inicialmente previsto não mais é compatível com a realidade”, concluiu José Roberto Tadros.

Divulgação/CNC
Alexandre Sampaio e Gilson Machado
Alexandre Sampaio e Gilson Machado
Na última terça-feira (2), o diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio, se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para reiterar o pedido de ajuda às micro e pequenas empresas (MPEs). A Confederação defende que as MPEs tenham um prazo maior para pagarem as primeiras parcelas do Pronampe.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS