Beatriz Contelli   |   17/03/2021 18:18   |   Atualizada em 17/03/2021 18:22

FBHA apresenta sugestões à Comissão de Turismo da Câmara

O encontro teve o intuito de apresentar ações para impulsionar o Turismo nos estados

Na última terça-feira (16), o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, esteve presente na videoconferência realizada com o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar (Pode-BA). Na ocasião, os representantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também marcaram presença.

O encontro teve o intuito de apresentar ações para impulsionar o Turismo nos estados, tomadas a partir de uma avaliação junto com empresas e instituições do setor, na construção de uma agenda única nacional. Além disso, a reunião buscou apresentar outras estratégias para mitigar os impactos advindos da crise provocada pela covid-19.

PANROTAS /
Divulgação
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
“Queremos construir, de modo participativo com os stakeholders, 27 documentos de orientação ao poder executivo local, sobre as prioridades para o desenvolvimento do Turismo sustentável e ações de curto prazo para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico para médio e longo prazos. E nada mais consonante do que apresentar à Casa de Leis, em especial a comissão que legisla em favor do turismo brasileiro”, conta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, diretor da CNC e responsável pelo Cetur.

Sampaio defende que é necessário trabalhar pelo Marco Regulatório dos Jogos (PL nº 442/91) como uma saída para fomentar o Turismo, uma vez que o setor hoteleiro pode integrar os cassinos sem seus resorts.

RETORNO E NOVIDADES
Para o deputado Bacelar, o plano estratégico é positivo para o setor e vai ao encontro das suas prioridades na Comissão de Turismo. De modo geral, analisar as tendências, identificar oportunidades e conhecer os pontos críticos para a retomada do segmento nos estados são os principais pontos defendidos na linha de atuação integrada.

“Nossa intenção é construir as bases para a retomada do Turismo no país, transformando essa comissão num centro de pensamentos do turismo brasileiro, como um pilar de sustentação do ponto de vista teórico e legislativo, mais modernos, mais realista, junto com o meio acadêmico, as organizações, a sociedade civil, estados, municípios e entidades. E esse planejamento do Cetur tem grande relação com o papel da comissão. Importante que continuemos parceiros para capitalizar todas as grandes ideias para o turismo brasileiro”, enfatizou o deputado.

Bacelar irá propor um requerimento de audiências com integrantes da Caixa Econômica Federal, junto com os ministérios da Economia e Turismo, para debater sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), cujo aval do governo foi apresentado recentemente, com a prorrogação do início dos pagamentos dos auxílios para o empresariado.

A demanda foi pautada pelo Cetur que, por sua vez, solicitou apoio da Comissão junto à Caixa Federal. Além disso, o deputado sugeriu, na videoconferência, a realização de uma agenda com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados para tratar as demandas prioritárias para o setor.

Tópicos relacionados