Movida

Juliana Monaco   |   12/03/2021 13:37

Guias de Turismo podem registrar veículos próprios no Cadastur

O cadastro passa a constar no crachá de identificação e fica disponível para leitura de clientes


Reprodução/Max Gonçalves (Ascom)
O cadastro de guia-motorista passa a constar no crachá de identificação
O cadastro de guia-motorista passa a constar no crachá de identificação
Guias de Turismo de todo o País que utilizam veículos automotivos próprios no desempenho de suas atividades já podem registrá-los no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Com isso, o apontamento passa a constar no crachá de identificação desses profissionais e fica disponível para leitura de clientes através de QR Code. É permitida a inscrição de apenas um veículo, que pode também estar no nome do cônjuge, companheiro ou dependente. No Brasil, já são 374 os chamados guia-motoristas, ou seja, profissionais que registraram um automóvel ou utilitário próprio utilizado no dia a dia de trabalho.

A medida atende a Lei nº 13.785/2018, que também determina regras para a execução dos serviços de transporte, como zelar pela segurança e conforto dos passageiros e sempre portar crachá de identificação. No ato do registro, os guias de Turismo devem se atentar à necessidade de o veículo possuir, no mínimo, três portas e não ultrapassar o prazo de cinco anos da data de sua fabricação. Além disso, o guia-motorista deverá observar as regras técnicas de sua função previstas na Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

"Esta é mais uma iniciativa que busca dinamizar as funções exercidas pelos guias de Turismo, profissionais essenciais para o desenvolvimento do setor do Turismo no nosso País", disse o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Para registrar o veículo, o guia de Turismo deve acessar o seu cadastro no site do Cadastur e clicar na opção "Alterar/Resolver Pendência". Na aba “Dados Profissionais”, será disponibilizada a opção para informar se o guia de Turismo possui ou não veículo. Assinalando como “SIM”, será aberto um campo para inserir as informações do automóvel, sendo os profissionais responsáveis pela veracidade dos dados.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias