Artur Luiz Andrade   |   22/04/2021 10:37
Atualizada em 24/06/2021 17:15

Entidades LGBTI+ condenam PL que quer proibir publicidade da diversidade

Projeto de lei quer proibir publicidade ligada às questões LGBTI+

Reprodução Instagram Câmara LGBT

O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a Câmara LGBT e empresas que apoiam e promovem a diversidade, como a Accor, se posicionaram contra o PL 504/20, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e que visa “proibir a publicidade, através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado”.

“Somos uma organização de empresas signatárias da Carta de Adesão ao Fórum e aos seus 10 compromissos com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+. No momento, 108 presidentes assinaram a Carta representando suas empresas e a busca por colocar em prática os 10 compromissos, entre eles o compromisso de “Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing (compromisso 6)”, diz comunicado do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

Segundo o fórum, o PL 504/20 representa “uma proposta de prática danosa aos direitos humanos e uma influência inadequada à garantia constitucional de liberdade de expressão e liberdade econômica”. A publicidade que defendemos no Compromisso 6 do fórum tem apreço pela diversidade como fonte de riqueza, essencial para o desenvolvimento sustentável, portanto, ela reconhece e respeita a dignidade das pessoas LGBTI+ e, ainda, deve enfrentar estereótipos, preconceitos e práticas de discriminação que ferem nossas famílias, crianças, adolescentes e toda a sociedade.”

Em seu Instagram (@camaralgbtbrasil), a Câmara LGBT também condena o projeto de lei da deputada estadual Marta Costa (PSD). Para a câmara, o projeto é um grande retrocesso quando o assunto é o avanço dos direitos LGBTI+. “Não toleramos discurso de ódio e LGBTfobia. Não podemos nos calar diante da intolerância, pois o que queremos é um mundo diverso, inclusivo e que tenhamos respeito uns com os outros”, diz a entidade presidida por Ricardo Gomes. A Câmara LGBT também subiu as hashtags #LGBTnãoémáinfluência; #direitoslgbt; e #orgulholgbt.

Saiba mais em www.forumempresaslgbt.com e camaralgbt.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.