Da Redação   |   30/04/2021 15:14
Atualizada em 30/04/2021 15:23

Rio está longe de uma "situação confortável", diz Eduardo Paes

O decreto publicado hoje (30) prorroga as medidas restritivas até 10 de maio na cidade do Rio de Janeiro


As medidas restritivas foram prorrogadas até o dia 10 de maio
As medidas restritivas foram prorrogadas até o dia 10 de maio
DA AGÊNCIA BRASIL

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a cidade ainda está longe de uma "situação confortável", em relação à pandemia de covid-19, e que não é para esperar que a administração do município corra atrás das pessoas nas praias, para fazer cumprir as medidas restritivas que impedem a permanência de frequentadores nas areias durante o fim de semana.

De acordo com as medidas, prorrogadas por meio de decreto até o dia 10 de maio, no sábado e no domingo fica permitida apenas a prática esportiva individual, como caminhadas e surf. Já de segunda a sexta-feira, os banhistas podem permanecer nas praias e está permitido também o trabalho de ambulantes fixos e os que circulam na areia. O decreto do prefeito do Rio com a prorrogação foi publicado hoje (30), no Diário Oficial do Município.

“Já temos a cidade bastante aberta, enfim, as atividades econômicas podendo funcionar quase na sua plenitude. Existem algumas restrições sendo impostas ainda, principalmente esse negócio da praia no fim de semana. A gente está permitindo que as pessoas possam fazer as suas práticas esportivas e o seu lazer na praia. Durante a semana pode ficar, no fim de semana, não. Mas não esperem que a gente vai ficar também correndo atrás das pessoas nas praias. É uma tentativa de minimizar grandes aglomerações e grandes deslocamentos nos fins de semana”, disse Paes durante a apresentação do 17º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Eduardo Paes, prefeito do Rio
Eduardo Paes, prefeito do Rio
Na avaliação da prefeitura, como o número de casos suspeitos de síndrome gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas redes de urgência e de emergência, que apresentava queda, se estabilizou em um nível ainda alto nos últimos dias, o prefeito decidiu continuar com as restrições em vigor e foi mantida também a classificação de risco muito alto. Paes lembrou que esse é o dado que a prefeitura observa para decidir sobre as medidas restritivas a serem adotadas no município.

“A gente nota que, infelizmente, há uma certa estabilizada nesta curva, mas mantendo um platô bastante alto. Só olhar a curva que a gente vê isso. Tomamos as medidas com bastante antecedência quando começou a ter um aumento na rede de urgência e de emergência. Esse dado é o mais primário de todos. Ali, começa a se identificar que as pessoas podem estar contraindo a doença. A gente se animou quando, há umas três semanas, ele parou de crescer e começou a cair um pouco, mas agora deu uma estabilizada. Mais uma vez, esse é o dado que está mais nos norteando", observou.

Paes disse que também é avaliado o número de óbitos, que é o dado final que ninguém quer que exista, mas é muito importante entender que ainda há uma incidência muito grande de pessoas procurando a rede municipal de saúde com sintomas da doença. “Isso mostra que a gente está longe de estar em uma situação confortável, por isso, a manutenção das medidas restritivas, permitindo que a cidade funcione. A gente sabe que não dá para fechar tudo para todo o sempre”, pontuou, alertando para a gravidade do comportamento da doença.

“A gente chama novamente a atenção das pessoas para que tenham esse cuidado, esse zelo. É uma situação melhor do que era quando a gente começou a impor medidas restritivas, mas ainda não é uma posição de situação confortável”.

BARES E RESTAURANTES

Com as medidas prorrogadas, bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e outros estabelecimentos semelhantes só podem receber clientes sentados às mesas e até às 22h, com tolerância de uma hora para que o atendimento seja encerrado com o esvaziamento completo das pessoas e o fechamento total do estabelecimento para o público. Após esse horário, é permitido o funcionamento interno, com as portas fechadas, mas exclusivamente para entrega em domicílio (delivery), retirada no local (take away) ou drive-thru.

O prefeito contou que, desde o início das medidas restritivas no Rio, ele não ia a um restaurante para jantar, mas ontem resolveu ir, e o estabelecimento respeitou as determinações. Para Paes, a adoção de horários de funcionamento acabou alterando os hábitos dos consumidores, que acabam saindo um pouco mais cedo.

Ele voltou a pedir a colaboração da população para que siga as medidas: “a gente espera voltar a avançar, mas é um momento de muita conscientização das pessoas e de muita colaboração da população. Sei que algumas pessoas até ironizam quando faço referência à colaboração da população, mas não vou parar de pedir a colaboração da população, porque essa é a única maneira de fato para combater o vírus".

Em 2021, a cidade do Rio registrou 63.536 casos de covid-19, sendo 15.458 graves. No período, 5.462 pessoas morreram em consequência da doença. A taxa de incidência alcançou 953,8 por 100 mil habitantes, a de letalidade chegou a 8,6% e a taxa de mortalidade 82,9 por 100 mil habitantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS