Filip Calixto   |   04/05/2021 11:24
Atualizada em 04/05/2021 11:25

Setur-SP se reúne com instituições de ensino para avaliar formação

A secretaria de Turismo paulista está reunindo universidades e empresas que lidam com a formação do setor


PANROTAS / Emerson Souza
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de SP
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de SP
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo organizou um ciclo de reuniões com professores e coordenadores de cursos de Turismo (técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação), representantes do setor produtivo e governos, buscando aproximar a formação profissional do estudante de Turismo das demandas do mercado de trabalho.

A primeira rodada de encontros mobilizou 18 professores, coordenadores e representantes de instituições como USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Instituto Federal São Paulo, Centro Paula Souza, Senac, Universidade Anhembi Morumbi e ABBTUR (Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo) em discussões para identificar o futuro do profissional - sobretudo em épocas adversas para o setor, como a pandemia.

A próxima etapa é ouvir representantes de empresas responsáveis pela contratação desses profissionais. Agências e operadoras de viagens, companhias aéreas, hotéis, entre outros, seriam ouvidos em reuniões que pretendem promover debates entre setor produtivo e acadêmico, identificando as mudanças do mercado.

A iniciativa faz parte do programa Politurismo, da Secretaria de Turismo, desenvolvido sobre os pilares da educação, inteligência, negócios e inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos que compõem a cadeia produtiva do Turismo no Estado. As reuniões são conduzidas pela Fundação Instituto de Administração da USP, contratada para desenvolvimento de ações em conjunto com a Secretaria.

“A ideia é atender as exigências do mercado, atualizando e melhorando os cursos de formação à partir dessas demandas. Se o profissional de Turismo precisa desenvolver certas habilidades ao ingressar no mercado de trabalho, por que não começar a trabalhá-las ainda nas instituições de ensino? Novos cenários exigem novas habilidades e nosso objetivo é que os estudantes já saiam com esse conhecimento”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7170 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!