Juliana Monaco   |   01/06/2021 14:29
Atualizada em 01/06/2021 14:31

Setur-SP e Câmara LGBT assinam acordo de cooperação

O acordo entre a Câmara LGBT e oito secretarias do Estado visam promover ações para o Turismo inclusivo


Divulgação/Câmara LGBT
Vinicius Lummertz (Setur-SP) e Otavio Furtado (Câmara LGBT)
Vinicius Lummertz (Setur-SP) e Otavio Furtado (Câmara LGBT)
Nesta terça-feira (1), oito secretarias do Governo do Estado de São Paulo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram dois termos de cooperação para promover ações conjuntas pelo Turismo inclusivo. A coordenação será da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) e o encontro, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o início do mês do Orgulho LGBT no Estado.

No acordo de cooperação, o objetivo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância e criando novos fluxos econômicos e o incentivo à geração de empregos. Além disso, o acordo prevê treinamentos e o lançamento do Mapa da Diversidade, ainda em 2021, com informações sobre todo o Estado.

"Viajar é o próprio exercício da cidadania e da convivência harmoniosa, que tem por base o respeito", diz o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz. Desde 2019, a Setur e a Câmara LGBT vêm desenvolvendo ações conjuntas de sensibilização.

No termo entre as secretarias, que alinha as iniciativas governamentais, além de Turismo e Viagens, assinam Justiça e Cidadania, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura. Entre as ações de governo, destacam-se a ativação de redes diplomáticas, a tradução de materiais sobre os destinos, a atração de multinacionais e novas estratégias de geração de empregos no Turismo.

"O Estado de São Paulo possui diversos destinos incríveis que podem ser explorados como forma de gerar emprego e renda. Com essa iniciativa, vamos criar um ambiente seguro para os turistas e também disseminamos a cultura do respeito", disse o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

RESPEITO À DIVERSIDADE
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, assinará um termo de cooperação técnica para elaborar campanhas sobre respeito à diversidade, capacitações de gestores públicos sobre atendimento e segurança dos LGBTs, além de divulgar a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Com essas ações, além da cidade de São Paulo, que oferece lugares específicos para a população LGBTI+, todo o Estado poderá contar com os mesmos serviços.

Para Otavio Furtado, diretor de Turismo da Câmara LGBT, este acordo é primordial para a construção de um Estado de São Paulo mais diverso e inclusivo: "A cidade de São Paulo é a principal porta de entrada do País e um dos destinos nacionais mais reconhecidos quanto às atrações exclusivas para este público. Além disso, abriga a maior Parada do Orgulho LGBTI+ do mundo. Poder desenvolver um plano de ação para o posicionamento de todo o Estado como destino LGBTI+ é multiplicar as oportunidades e garantir que todas as regiões atraiam esse público que já se identifica com a capital. Dessa forma, os viajantes do Brasil e do mundo poderão conhecer tudo que o Estado oferece".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS