Artur Luiz Andrade   |   09/06/2021 13:20   |   Atualizada em 09/06/2021 14:11

Turismo no Congresso entrevista deputado que foi prefeito de Olímpia (SP)

Deputado federal já foi prefeito de Olímpia (SP), hoje um dos principais polos de Turismo do Estado

Na quinta entrevista da série Turismo no Congresso, o Sindepat e a PANROTAS entrevistam o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP). O deputado já foi prefeito de Olímpia, no interior de São Paulo, entre 2009 e 2016, e conhece bem a importância do Turismo. Orgulhoso de seu trabalho no desenvolvimento da infraestrutura turística da cidade do interior paulista, Zuliani vê hoje Olímpia tornar-se a segunda cidade em oferta hoteleira do Estado, com 26,5 mil leitos em mais de 600 meios de hospedagem. Na Câmara, é autor do projeto de lei que cria o passaporte sanitário, que tem como objetivo a retomada das viagens por parte de brasileiros vacinados.

Agência Câmara
Deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)
Deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)
Qual é a sua relação com o Turismo? O senhor cresceu e iniciou sua carreira em Olímpia, cidade que tem no turismo um de seus principais vetores de desenvolvimento. Como contribuiu para isso como prefeito da cidade?


DEPUTADO GENINHO ZULIANI – Na verdade, nasci em Ribeirão Pires (SP) em 13 de janeiro de 1976, mas vim para Olímpia ainda criança. Aqui, consolidei minha carreira profissional e política. Me formei em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2015. Em 2016, completei a Pós-Graduação em Gestão Pública com Módulo Internacional na Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, Olímpia é a segunda melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que analisa níveis de emprego e renda, educação e saúde, os quais colocaram o município na vice-liderança em questão de desenvolvimento econômico.

O destaque de Olímpia no cenário nacional só foi possível graças a uma gestão eficiente na prefeitura. Entre 2009 e 2016, investi em áreas básicas como saúde, educação e segurança, preparando, assim, a cidade para o Turismo. Com melhor infraestrutura, Olímpia conseguiu comportar o elevado fluxo de turistas. Hoje, a cidade recebe, em média, 3 milhões de visitantes por ano – e a atividade aqueceu a economia local. Para se ter uma ideia, em 2009, a cidade tinha menos de 700 leitos. Atualmente, a rede hoteleira local abriga mais de 25 mil leitos, um crescimento superior a 2.000%, e gera renda e empregos para a população.

Como o senhor avalia a situação do Turismo desde o início da pandemia? Pode falar algo especificamente da região de Olímpia e seu entorno?

GENIHO ZULIANI – A situação do Turismo ficou bastante abalada com a pandemia, que fechou fronteiras no mundo todo para adequar-se ao isolamento necessário como forma de evitar a proliferação do coronavírus. Como deputado, desde o início desta situação venho atuando de forma a auxiliar o setor para enfrentar esse momento delicado. Um dos atos recentes foi a proposta de uma emenda ao projeto de lei 5638/2020, que previa o parcelamento de débitos de empresas do setor de Eventos com o Fisco federal, além de outras medidas para compensar a perda de receita em razão da pandemia de covid-19.

Com a emenda proposta, consegui inserir o setor de prestação de serviços turísticos no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criando condições para que o segmento de Eventos possa mitigar perdas oriundas do estado de calamidade pública.

Outra iniciativa foi a propositura de um projeto que institui o passaporte sanitário como mola propulsora da retomada do Turismo no País. A ideia é criar uma versão digital da caderneta de vacinação específica para a covid-19, desenvolvida pela Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, de modo a permitir que, passado o pico de contaminação da doença, as pessoas voltem a viajar em âmbito nacional ou internacional, de forma segura, responsável, com proteção a todos os envolvidos. Se aprovado pela Câmara dos Deputados, o Passaporte Sanitário de Covid-19 será elaborado pelo Ministério da Saúde, por meio do Conecte SUS Cidadão. Apresentada na Câmara, no último dia 31/03, a proposta já conseguiu um apoio de co-autoria de outros 12 deputados, formando uma coalisão de nove partidos distintos – PL, MDB, PODE, PSD, Solidariedade, DEM, Cidadania e PDT.

O Passaporte Sanitário de Covid-19 pretende incentivar o Turismo daqueles que já estão devidamente vacinados ou daqueles que apresentem teste de covid-19 negativo, bem como, fomentar a recuperação do setor de Viagens e Turismo e de muitas economias locais dos municípios turísticos, desde que tenha passado o pico de contaminação pelo coronavírus e as cidades destino não estejam com restrição local de circulação, como lockdown ou toque de recolher aos cidadãos.

Agência Câmara
Deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)
Deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)
Quais são as suas principais pautas no Congresso Nacional?


GENINHO ZULIANI – As principais pautas no Congresso estão ligadas às ações em defesa do municipalismo, bem como dos setores de Turismo, agronegócios e reformas estruturais, como saneamento básico e resíduos sólidos, além do fortalecimento dos consórcios públicos intermunicipais. De toda maneira, um deputado federal deve contribuir com toda a pauta legislativa debatida, principalmente nos assuntos que estão sendo desenvolvidos na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), da qual sou membro.

Quais são as suas principais relatorias?

GENINHO ZULIANI – As duas principais relatorias por mim executadas e que tiveram destaque nacional foram relacionadas ao novo marco legal do saneamento básico, que alterou substancialmente toda a legislação ao tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, bem como a adesão do Brasil ao Consórcio Covax Facility, que reúne países para a compra de vacinas contra a covid-19.

O que o senhor espera concretizar como deputado federal?

GENINHO ZULIANI – Fazer com que haja atuação parlamentar que tenha, além da fiscalização do Poder Executivo, a contribuição para a melhoria das ações legislativas, eficácia do Poder Legislativo e auxílio direto para todos os municípios do Estado de São Paulo, seja por meio da concessão de emendas parlamentares ou por meio de auxílio entre as gestões municipais e estaduais.

Tópicos relacionados