Beatrice Teizen   |   19/08/2021 15:03

Otavio Leite defende investimento em capacitação no Turismo

Deputado falou sobre a relevância que o setor tem no País, com toda a geração de emprego

Deputados da Comissão de Turismo da Câmara debateram, nesta quinta-feira (19), a formação dos profissionais do setor no Brasil. A discussão foi proposta pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), integrante da comissão, a fim de reunir ideias para aperfeiçoar a capacitação de recursos humanos, além de chamar a atenção da sociedade e do poder público para a importância da preparação dos trabalhadores desta área.

Divulgação
Deputado Otavio Leite defende investimento em capacitação no Turismo
Deputado Otavio Leite defende investimento em capacitação no Turismo
“Temos muitas ações no horizonte. O que nos une é acreditar na relevância que o Turismo tem no País, no seu desenvolvimento para geração de emprego e renda. Agora, vou acionar o ministro do Turismo e vamos ter desdobramentos”, disse o parlamentar.

O encontro contou com a participação de representantes do setor, como a Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Qualquer destino turístico que queira se desenvolver precisa ter infraestrutura organizada, promoção inteligente e serviços prestados com qualidade. Portanto, a formação do profissional de Turismo, desde as atividades mais elementares e técnicas, passando por graduação e pós-graduação universitárias, é um ingrediente estratégico para o fortalecimento do nosso potencial turístico”, defende o deputado, autor de leis relacionadas ao tema, como a que institui o Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo (27 de setembro).

Durante a audiência, o parlamentar lembrou que “o Turismo é uma das atividades mais relevantes da economia nacional, por sua capacidade de criar postos de trabalho, gerar renda e induzir o desenvolvimento”. Mas ele pontuou que a educação profissional na área ainda precisa ser aprimorada. O País tem hoje cerca de 2,9 milhões de trabalhadores empregados em atividades turísticas.

Tópicos relacionados