Movida

Rodrigo Vieira   |   27/01/2022 16:41   |   Atualizada em 27/01/2022 17:46

Por que o Ministro do Turismo cutucou o México em entrevista na PANROTAS?

Dados do Fórum Econômico Mundial mostram que Brasil perdeu a liderança global em recursos naturais


PANROTAS / Emerson Souza
Gilson Machado Neto, ministro do Turismo
Gilson Machado Neto, ministro do Turismo

"Temos uma grande oportunidade, o mundo inteiro está buscando Turismo de natureza e nenhum país se compara ao nosso nesse quesito. Inclusive perdemos o posto de número 1 do mundo para o México em atrativos naturais. Quero dizer publicamente que não concordo com isso, a lapada que damos no México é humilhante quando se fala de recursos naturais. O Brasil, sim, é o número 1, distante do segundo e do terceiro." A indignação é do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, manifestada em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

Machado Neto refere-se aos dados do último relatório de Competitividade em Viagens e Turismo do Fórum Econômico Mundial, lançado em 2019. De fato, o Brasil perdeu a primeira posição para o país da América do Norte na única lista que até então ranqueava. Mas o País perdeu posições em todas as listas do ranking, como o de ambiente para negócios, infraestrutura, segurança e outros, e fica na 32ª posição global de Viagens e Turismo e em quarto nas Américas, atrás de Estados Unidos, Canadá e México.


Reprodução
Top 15 global de Recursos Naturais, segundo o relatório. Brasil perdeu a primeira posição para o México em 2019
Top 15 global de Recursos Naturais, segundo o relatório. Brasil perdeu a primeira posição para o México em 2019

"Apesar de suas forças, o Brasil se tornou menos competitivo desde a última edição do relatório, em 2017, caindo cinco posições no ranking geral de competitividade. A razão principal é a deterioração de suas principais vantagens. Embora ainda impressione, uma queda nos recursos naturais, culturais, de demanda digital e no número de eventos indica possivelmente o declínio do Brasil em atratividade para Viagens e Turismo", aponta o relatório.

"O Brasil tem o maior número de espécies animais do mundo, tem enorme área natural e um significante endosso da UNESCO como patrimônios naturais, culturais e históricos. Além disso, é a maior economia sul-americana e é uma nação esportiva, com um volume significante de eventos internacionais esportivos e de estádios."

Outro trecho destaca que "o Brasil é o líder da América do Sul no ranking geral de atratividade e é a economia número um de Viagens e Turismo no continente. O País se apoia em sua natureza excepcional e em seus recursos culturais para atrair visitantes, especialmente dado seu desempenho abaixo em outras áreas de atratividade no setor de Viagens e Turismo".

Um novo ranking de competitividade em Viagens e Turismo deve ser lançado pelo Fórum Econômico Mundial em 2022.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias