Brasil entra no Global Entry, que facilita o acesso aos EUA

|


Divulgação
Programa reduz o tempo de espera na fila ao desembarcar em território estadunidense
Programa reduz o tempo de espera na fila ao desembarcar em território estadunidense
O Brasil conquistou acesso ao programa Global Entry, que facilita a entrada de brasileiros portadores de visto norte-americano nos Estados Unidos. O anúncio foi feito hoje pelo governo federal.

LEIA TAMBÉM: BRASIL NO GLOBAL ENTRY: ESPECIALISTA EXPLICA O PROGRAMA DOS EUA

Viajantes aprovados no Global Entry podem, ao desembarcar nos EUA, passar apenas por um totem de autoatendimento, sem necessidade de contato com o agente de imigração, o que reduziria o tempo de espera em filas.

A inscrição deverá ser feita na plataforma do programa, por meio do www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/how-apply.

O Global Entry funciona sob responsabilidade da Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega dos EUA (CBP, na sigla em inglês). Trata-se de mecanismo que concede trâmite imigratório simplificado para viajantes pré-aprovados.

O encarregado da Embaixada e Consulados dos EUA, Douglas Koneff, ressaltou que "este programa vai não só facilitar as viagens de negócios e investimentos, como também agilizar as visitas de muitos outros brasileiros aos EUA". O executivo ainda completa ressaltando a colaboração dos dois governos: "A conclusão desse acordo é fruto de muito trabalho dos dois governos, e muitos viajantes serão beneficiados pelo GE”, disse.

Koneff acrescenta que é importante ressaltar que o programa Global Entry não substitui o visto de não imigrante e pode ser solicitado quantas vezes for necessário. O programa permite que aqueles que possuam os documentos de viagem válidos e cumpram com todos os requisitos – passando por rigorosa verificação de antecedentes e entrevista presencial – tenham a entrada facilitada no país.

O valor da taxa, não reembolsável, é de 100 dólares e a aprovação do programa pode levar até duas semanas. Se a GE for aprovada, o solicitante deverá agendar uma entrevista na sua chegada aos EUA em um centro global de solicitação disponível nos aeroportos. Uma vez autorizada, a adesão será válida por cinco anos.

Flickr/U.S. Customs and Border Protection
Totem de atendimento do Global Entry
Totem de atendimento do Global Entry

VEJA O PASSO A PASSO PARA O GLOBAL ENTRY

1. Crie uma conta no site do Trusted Traveler Programs (TTP). As contas têm de ser individuais, independentemente da idade do viajante.

2. Faça o log in. Uma taxa de US$ 100 é exigida, sem reembolsos, para cada aplicação.

3. Aguarde a aprovação. Caso seja aprovada pelo governo dos Estados Unidos, sua conta no TTP o indicará o caminho para uma entrevista no Global Entry Enrollment Center. As entrevistas são individuais.

4. Para a entrevista, o candidato deve levar seu passaporte e outra forma de identificação, como a CNH, RG ou outro documento válido.

Se sua inscrição for aprovada condicionalmente, você será instruído a agendar uma entrevista em um Global Entry Enrollment Center. Cada candidato deve agendar uma entrevista separada.

* Atualizado em 08/02, às 9h35
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA