Beatriz Contelli   |   29/03/2022 12:43
Atualizada em 29/03/2022 13:04

Nova lei dos mercados digitais impõe regras às OTAs

A nova lei propõe mais transparência das grandes plataformas digitais e concorrência justa


Divulgação
A nova lei propõe mais transparência das grandes plataformas digitais e concorrência justa
A nova lei propõe mais transparência das grandes plataformas digitais e concorrência justa
A comissão da União Europeia firmou a nova Lei dos Mercados Digitais que visa regulamentar as práticas de grandes empresas de serviços digitais. Uma destas plataformas que podem ser afetadas pela decisão é a Booking, que tem ganhado cada vez mais espaço e influência como OTA, representando 68,4% desse mercado.

Com a nova regulamentação, espera-se o fim das cláusulas de paridade, que impedem os hoteleiros de oferecer preços mais baixos em canais diretos, e a garantia de maior transparência em relação aos serviços das grandes OTAs.

Segundo o presidente do Great European Hotel Lobby Distribution Working Group (HOTREC), Markus Luthe, "o acordo sobre a Lei dos Mercados Digitais dá um sinal claro aos gigantes digitais: comportem-se como parceiros, e não como guardiões".

Um estudo da HOTREC demonstra que entre 2013 e 2019, as cotas de mercado das OTAs aumentaram constantemente na Europa de 19,7% para 29,9%.

*Com informações do Preferente

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