Filip Calixto   |   11/03/2022 10:44
Atualizada em 11/03/2022 10:47

Recife lança observatório para analisar desenvolvimento do Turismo

O Otrec, da secretaria de Recife, vai produzir levantamentos e análises sobre o Turismo local


Dondinho/Seturel-Recife
Cacau de Paula faz apresentação do Observatório
Cacau de Paula faz apresentação do Observatório
Na busca de aprimorar os métodos para a gestão do Turismo no destino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, implementou o Observatório de Turismo do Recife (Otrec). O projeto foi apresentado oficialmente ontem (10), em evento realizado na Associação Comercial de Pernambuco. Na ocasião, já foi lançado o Anuário 2021, a primeira entrega do Otrec.

"Acreditamos que este projeto será um grande legado para a nossa cidade porque é primordial que uma gestão tenha uma central de pesquisa e monitoramento. Fomentar políticas públicas é essencial, especialmente em um momento desafiador como este que vivemos e entendemos que o Observatório será uma importante ferramenta nesta missão", destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

De acordo com a secretária, com o Otrec, a ideia é criar uma ferramenta de monitoramento e análise dos dados secundários disponibilizados pelas entidades parceiras e fontes de pesquisas. Assim, o instituto será uma fonte para acompanhamento do cenário do Turismo local, nacional e internacional.

A principal plataforma do Otrec será um hotsite (http://observatorioturismo.visit.recife.br) no qual serão apresentados todos os conteúdos e levantamentos produzidos. O objetivo é produzir materiais como: indicadores - taxa de ocupação hoteleira, movimentação de passageiros, entre outros; boletins - redes sociais, anuários, boletins mensais, trimestrais e semestrais; entrevistas realizadas com representantes de entidades parceiras; notícias relacionadas aos dados do setor; e estudos - pesquisas e artigos referentes ao cenário do turismo no Recife.

A secretaria do município classifica a criação do observatório como um instrumento imprescindível e decisivo na construção de políticas públicas ligadas ao Turismo, observando as demandas turísticas e traçando diretrizes para desenvolvimento da atividade.

Tópicos relacionados