Movida

Victor Fernandes   |   21/06/2022 12:28   |   Atualizada em 21/06/2022 18:06

CNC divulga recomendações nacionais de políticas públicas

O movimento Vai Turismo teve a participação de mais de 300 instituições e mais de 1,5 mil profissionais

PANROTAS/Gute Garbelotto
Artur Andrade, da PANROTAS, conversou com Alexandre Sampaio e Cassio Garkalns
Artur Andrade, da PANROTAS, conversou com Alexandre Sampaio e Cassio Garkalns
Voltando os olhos para as eleições de 2022 no Brasil, o Fórum PANROTAS 2022 propôs um debate sobre como o Turismo deve ser visto pelos candidatos a governador, presidente, deputado e senador. Para isso, Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, conversou com Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, e Cassio Garkalns, representando a parceria entre a GKS Negócios Sustentáveis e Estratégia Consultoria.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, criou o movimento Vai Turismo, que teve a participação de mais de 300 instituições em todo o Brasil e mais de 1,5 mil profissionais. O objetivo: guiar a política pública de Turismo dos candidatos das eleições 2022. Mais que mostrar os números e potencial, o Vai Turismo recomenda os principais pontos para montar uma política pública que contemple o Turismo como um de seus motores.

Para Sampaio, responsável pelo Cetur da CNC, o Vai Turismo deu um passo necessário. Agora, será preciso convencer os candidatos à Presidência da República de que é preciso tratar o Turismo com seriedade e compromisso.

“Pensar conjuntamente em oportunidades, propostas e recomendações aplicáveis e que possam efetivamente promover o desenvolvimento sustentável do setor foi o que impulsionou esse movimento. O desafio agora é que as recomendações estejam nos planos e propostas dos candidatos à Presidência. Precisamos ter o compromisso deles e, após as eleições, acompanhar, para que o compromisso se transforme em ações”, afirmou Sampaio.

Para apresentar em primeira mão esse documento, que será entregue amanhã (22) e quinta-feira (23) aos candidatos à Presidência da República, em Brasília, Alexandre Sampaio e Cassio Garkalns subiram ao palco do Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Confira abaixo os destaques e o material completo no site vaiturismo.com.br.

TEMAS PRIORITÁRIOS
Foi realizada a relatoria e a sistematização dos temas em cada Estado. Os tópicos em comum nos Estados transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, primeiro documento já finalizado pelo Vai Turismo (em julho, haverá a entrega dos 27 documentos estaduais).

As macroestratégias nacionais apontaram cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança.

  • INVESTIMENTOS CONVERGENTES
O pleno funcionamento da atividade turística requer alinhamento e investimento em diversas áreas, incluindo: infraestrutura básica dos destinos (aeroportuária, portuária, rodoviária, de telefonia, saneamento básico, energia, saúde e segurança), mobilidade urbana e acessibilidade e ampliação de redes de wi-fi e de telefonia.

  • INTELIGÊNCIA
O tema Inteligência aponta que a criação de um sistema nacional de indicadores é essencial para o planejamento, a gestão e o monitoramento da atividade. Isso requer, entre outros pontos, um programa nacional para a geração e o compartilhamento de dados, sistematização e democratização de boas práticas e fundos de investimento e de incentivo à pesquisa.

  • INCENTIVO
Por ter sido o setor mais impactado pela pandemia, a retomada do Turismo demanda a criação de incentivos que ajudem na sobrevivência de empresas e no surgimento de novos negócios. Entre as recomendações: que as políticas e os incentivos priorizem e estimulem um Turismo sustentável e acessível e a economia criativa; e que desburocratizem as linhas de microcrédito e crédito para o setor.

  • OFERTA QUALIFICADA
Para receber bem, o Turismo pressupõe qualificação de toda a sua cadeia de produtos e serviços. Esse é um dos temas com maior número de recomendações e que tratou também da promoção do setor, apontando a necessidade de programas de incentivo ao Turismo doméstico e de posicionamento e comercialização do Brasil.

  • GOVERNANÇA
Por último, a governança torna possível a estruturação e a materialização de todas as outras frentes, além de estimular a inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável no setor. A indicação geral é que políticas, programas e projetos federais de Turismo estejam sob a responsabilidade de uma pasta exclusiva, com recursos adequados, estratégia, objetivos e metas formalizados e divulgados e integrada com as demais esferas de governança do Turismo.


O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias