Beatriz Contelli   |   20/07/2022 18:23
Atualizada em 20/07/2022 18:38

Movimento Vai Turismo lança campanha para impulsionar propostas

Ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o Turismo no governo

Divulgação
Ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o Turismo no governo
Ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o Turismo no governo
Nesta quinta-feira (21), as principais entidades empresariais do Turismo brasileiro lançaram em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do setor como vetor de desenvolvimento social. A iniciativa, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), busca integrar propostas para recomendar políticas públicas que auxiliarão no desenvolvimento sustentável do setor.

Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o Turismo nos planos de governo e, por isso, a campanha vai durar até o dia 2 de outubro, data das eleições gerais no País.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio, comenta que o programa mapeou a falta de continuidade nas políticas públicas e a necessidade de que sejam retomados planejamentos para o setor com a participação da iniciativa privada e do poder público.

“Em termos práticos, nossa intenção é que o Turismo seja inserido de forma perene na nova agenda governamental e tenha continuidade em políticas públicas, projetos e ações de fomento ao setor produtivo nacional”, finaliza.

Documento com propostas para os presidenciáveis
O primeiro passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional, entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o Turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.

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