Da Redação   |   24/08/2022 10:26
Atualizada em 24/08/2022 10:38

MTur certifica 10 Destinos Turísticos Inteligentes

Os 10 destinos reconhecidos pelo MTur são as chamadas cidades em transformação

O ministro do Turismo, Carlos Brito, entregou ontem (23), em Brasília, os certificados de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação” a dez cidades brasileiras. As localidades participaram de um projeto-piloto que teve como objetivo estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em territórios mais atrativos, com a oferta de melhores experiências e serviços mais acessíveis, seguros e comprometidos com a sustentabilidade.

Roberto Castro/MTur
Ministro Carlos Brito na entrega de certificados a Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação no País
Ministro Carlos Brito na entrega de certificados a Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação no País
A ação envolveu duas cidades de cada região do País: a capital federal, Brasília, e Campo Grande (Centro-Oeste): Recife e Salvador (Nordeste); Rio de Janeiro e Angra dos Reis (Sudeste); Florianópolis e Curitiba (Sul); Rio Branco e Palmas (Norte). Um DTI tem como foco a incorporação de novas tecnologias, alinhadas a estratégias de marketing, sustentabilidade e acessibilidade, entre outras.

Os locais foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros. O projeto-piloto buscou adaptar ao Brasil a metodologia de DTI criada na Espanha, em 2012, pela SEGITTUR (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas).

A adaptação foi possível graças a uma parceria do MTur com o Instituto Ciudades del Futuro, que acompanha comunidades da Argentina na concepção e implantação de ações inovadoras. No Brasil, o projeto tem como eixos metodológicos: governança; inovação; tecnologia; acessibilidade; sustentabilidade; segurança; promoção e marketing; mobilidade e transporte; e criatividade.

A iniciativa proporciona benefícios como a ampliação da competitividade turística, o reforço da promoção internacional e a possibilidade de investimentos externos. Em breve, os destinos serão avaliados pelo MTur, que vai conceder o Selo DTI aos que cumprirem pelo menos 80% dos planos de transformação.

MANUAL METODOLÓGICO
A cerimônia desta terça-feira marcou, ainda, a apresentação do Manual Metodológico DTI Brasil, que orienta o processo de implantação de destinos do tipo. O documento auxilia localidades a se organizarem de forma estruturada gerenciando, de maneira inovadora, o uso de tecnologias adequadas para facilitar o alcance dos parâmetros exigidos.

Na ocasião, Carlos Brito e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também assinaram o acordo de cooperação técnica “Inova Turismo”. A parceria envolve ações de inovação em serviços e produtos turísticos que estimulem a competitividade de empresas, especialmente pequenos negócios, e dos destinos turísticos envolvidos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11198 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS