Artur Luiz Andrade   |   09/08/2022 20:24
Atualizada em 10/08/2022 14:23

O semestre da CVC Corp: R$ 6,6 bi em vendas e R$ 261 mi de perdas

Empresa também acumulou perdas de R$ 261 milhóes

Divulgação/CVC
A CVC Corp divulgou hoje seus resultados do segundo trimestre de 2022e por consequência do primeiro semestre, em uma matemática complexa: vendas subindo, mas ainda com prejuízo substantivo; tíquete médio aumentando, assim como as vendas do B2B, mas número de lojas caindo e EBITDA negativo.

Veja a seguir os destaques:

R$ 3,8 bilhões no 2T22, 34% mais que no 1T22 e 124% de aumento sobre 2021. No semestre as vendas foram de R$ 6,6 bilhões, mais que o dobro dos R$ 3 bilhões de 1S21, período ainda com muitas fronteiras fechadas e proibição de eventos no Brasil.

O grupo transportou 3,6 milhões de passageiros no semestre no Brasil, sendo 1,7 milhão no segundo trimestre, queda de quase 10% frente ao primeiro trimestre, que teve as férias de verão, mas que também sofreu com a ômicron.

A CVC Corp fechou o semestre com valor de mercado de R$ 1,9 bilhão e ações negociadas a R$ 7.

APROXIMANDO-SE DO PRÉ-PANDEMIA

A retomada, segundo a CVC Corp, vem dos efeitos da demanda reprimida e do incremento de oferta pelas companhias aéreas. “A quantidade de pessoas viajando está mais próxima dos patamares pré-pandemia e, segundo a Anac, em junho foram transportados 6,0 milhões de passageiros em voos nacionais, 1,2 milhão de passageiros em voos internacionais. A CVC Corp, no primeiro semestre de 2022 serviu um total de 3,6 milhões de passageiros, 14,5% a mais que no primeiro semestre de 2021”, analisou a administração no release do balanço.

“Cabe ressaltar, no trimestre, a aceleração de viagens internacionais, fruto das menores restrições de acesso a outras geografias e retomada do Turismo corporativo, as quais somaram 46% das reservas confirmadas do período, montante superior à média dos últimos anos da companhia”, continua o documento. A recuperação das reservas confirmadas para destinos internacionais foi destaque no 2T22, na avaliação da empresa, com um aumento expressivo de 315% frente ao 2T21.


PREJUÍZO CVC CORP

R$ 94,8 milhões de prejuízo no trimestre e R$ 261,5 milhões no semestre (contra R$ 257,1 milhões no mesmo período do ano passado).

BRASIL X ARGENTINA

Dos R$ 6,6 bilhões vendidos no semestre, o Brasil respondeu por pouco mais de R$ 5 bilhões e a Argentina por R$ 1,5 bilhão.

B2B VENDE MAIS

O B2C do Brasil (venda direta ao público, via lojas CVC, Experimento e sites) respondeu por quase R$ 2,2 bilhões nos seis primeiros meses do ano, perdendo para o B2B (venda via agências de viagens que não são CVC), com R$ 2,8 bilhões. Enquanto a venda via agências cresceu 140% no semestre, a venda B2C cresceu 46%% sobre o primeiro semestre de 2021.

No trimestre, o B2C vendeu R$ 1,2 bilhão e o B2B R$ 1,6 bilhão, confirmando o share maior para a venda via agências de viagens multimarca.

A CVC Corp justificou o aumento do B2B “pelo crescimento de vendas de produtos aéreos, aquecimento das vendas corporativas e aumento do tíquete médio decorrente do maior preço médio dos bilhetes”.


PREÇO SUBIU

Já o preço médio gasto por passageiro subiu de um trimestre a outro: pulou de R$ 1.261 nos três primeiros meses do ano para R$ 1.562 de abril a junho de 2022. O semestre fechou com tíquete médio de R$ 1.404, quase o dobro de 2021 (R$ 783).

MEIO BILHÃO EM CRÉDITOS DE VIAGEM

A situação dos passageiros com créditos de viagens por conta das disrupções causadas pela pandemia segue melhorando: há um saldo de R$ 550,5 milhões de crédito nas mãos dos clientes, redução de R$ 100,6 milhões (ou 15,5%) frente ao fechamento de março.

LOJAS CVC

A CVC Corp fechou o trimestre com 1.147 lojas, número que vem caindo desde as 1,2 mil do segundo trimestre de 2021: 1.189, 1.176 e 1.158, até chegar às 1.147 de junho de 2022. Antes da pandemia o número bateu a casa de R$ 1,4 mil.

O número de lojas próprias da CVC aumentou de seis há um ano para 16 no 2T22.

EBITDA

No 2T22, A CVC Corp registrou um EBITDA negativo de R$ 0,6 milhão, enquanto o EBITDA Ajustado, o qual acresce as despesas com boletos (reportadas nas Demonstrações Financeiras na rubrica ‘Despesas Financeiras’) e excetua os itens não recorrentes, foi negativo em R$ 15,5 milhões.

No comparativo entre anos, o EBITDA apresentou melhoria em R$ 123,1 milhões na comparação com o 2T21, influenciado principalmente por maior Receita (crescimento de R$ 154,2 milhões vs 2T21) e pelo resultado das Outras Receitas/Despesas Operacionais, conforme mencionado acima. Adicionalmente, o 2T21 foi afetado por despesas decorrentes de pedidos de reembolso, compostas essencialmente por comissões e taxas não recuperáveis.

Em junho a CVC Corp captou, via oferta 52,3 milhões de ações ordinárias, R$ 402,8 milhões, “uma operação relevante para reforço do capital de giro e gestão da estrutura de capital da CVC Corp”.


DÍVIDA

Ao final do 2T22, a dívida bruta da companhia somava R$ 890,6 milhões (R$ 1.014,3 ao final de 30 de março de 2022 e R$ 990,1 milhões ao final de 2021). A redução frente ao trimestre anterior deve-se à amortização em R$ 100,0 milhões da debênture CVCB15, realizada em 30 de junho.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.