Beatriz Contelli   |   27/09/2022 10:21   |   Atualizada em 27/09/2022 10:23

Dia Mundial do Turismo reúne líderes na Indonésia

Líderes do setor se reuniram para repensar formas de transformar o Turismo e impulsionar sua recuperação


Divulgação/UNWTO
Zurab Pololikashvili e Sandiaga Uno
Zurab Pololikashvili e Sandiaga Uno
Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, a República da Indonésia reuniu líderes dos setores público e privado para repensar formas de transformar o Turismo e impulsionar sua recuperação. Segundo o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, o "potencial do Turismo é agora mais amplamente reconhecido do que nunca".

Durante o dia, a OMT lançou seu primeiro Relatório do Dia Mundial do Turismo, o primeiro de uma série anual de atualizações e análises do trabalho da organização que orienta o setor. O relatório inaugural intitula-se "Repensando o Turismo: Da Crise à Transformação", refletindo a relevância oportuna do tema de 2022, bem como a crise sem precedentes que atingiu o setor em 2020.

A OMT também apresentou as Diretrizes do G20 sobre o Fortalecimento de MPMEs e Comunidades como Agentes de Transformação no Turismo por ocasião da Reunião de Ministros de Turismo do G20 em Bali. As Diretrizes fornecem orientação para políticas-chave que podem criar MPMEs e comunidades sustentáveis em torno dos pilares de capital humano, inovação, empoderamento de jovens e mulheres, ação climática, governança e investimentos. Eles também elaboram mais de 40 estudos de caso de membros do G20 e países convidados focados na promoção de MPMEs e comunidades.

Para enfatizar o potencial do Turismo em promover mudanças de grande alcance, o Ministro do Turismo da República da Indonésia, Sandiaga Uno, observou: “Os ativos mais importantes do Turismo são as pessoas e o planeta. Devemos garantir o melhor apoio para ambos.” Em Bali, a OMT elogiou a Indonésia por ir além das palavras e dar passos concretos para transformar o setor, notadamente ao se tornar o primeiro país da região da Ásia e do Pacífico a assinar a Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo e seus objetivos de alcançar a Net - Emissões zero para o setor até 2050.

Tópicos relacionados