Victor Fernandes   |   08/11/2022 16:29

OMT defende transformação do Turismo global na WTM Londres

Nosso trabalho é criar empregos, disse o secretário-geral da OMT, Pololikashvili, aos líderes do setor

Divulgação
“Nosso trabalho é criar empregos”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, aos líderes do setor
“Nosso trabalho é criar empregos”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, aos líderes do setor
Realizada em torno do tema 'Repensar o Turismo', a 16ª Cúpula de Ministros no World Travel Market Londres 2022 reuniu ministros e delegados de alto escalão de 19 países, ao lado de líderes empresariais. Refletindo a elevada relevância do Turismo para o bem-estar econômico e social transversal, a cúpula aborda as questões mais importantes do Turismo e define a agenda para os próximos anos.

Abrindo o evento, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, enfatizou a oportunidade única de transformar o setor. No entanto, com os dados da OMT mostrando que o Turismo global agora está em cerca de 70% dos níveis pré-pandemia, “a janela de oportunidade não ficará aberta para sempre. Precisamos repensar o Turismo: como gerador de empregos, pilar econômico e, no contexto da COP27, como solução para a emergência climática”.

EDUCAÇÃO E EMPREGOS

Apresentando uma visão geral do trabalho da OMT na liderança da transformação do Turismo, o secretário-geral Pololikashvili concentrou-se no investimento em infraestrutura sustentável e nas pessoas, principalmente por meio de educação de qualidade e empregos decentes. Ecoando a posição da OMT, Juliette Losardo, diretora de Exposições da World Travel Market, observou que “um mundo pós-pandemia revelou oportunidades interessantes e nos deu uma oportunidade única na vida de reconsiderar o Turismo e nos perguntar como podemos reconstruir e melhor se preparar para o futuro”. Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, que co-organiza a Cúpula com a OMT, enfatizou o “talento, velocidade e capital” do setor privado.

EXPERTISE GLOBAL

A mesa redonda reuniu ministros do Turismo de todas as regiões globais. Cada um forneceu insights únicos de seus próprios países. Na abertura, Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo do Reino da Arábia Saudita, salientou colocar “a sustentabilidade acima de tudo”, destacando também o foco de seu país na inovação e na juventude. Destacando a importância da diversificação dos setores do Turismo nacional, nomeadamente através do Turismo doméstico e rural, e da criação de novos produtos, estiveram Abdulla Mausoom, Ministro do Turismo das Maldivas, a Ministra de Portugal, Rita Marques, e o Ministro do Egipto, Ahmed Issa.

Retomando o tema Repensar o Turismo, a ministra do Turismo da Croácia, Nikolina Brnjac, observou que isso exigiria uma “evolução para medir o sucesso por uma maior sustentabilidade”. Enquanto isso, o vice-primeiro-ministro e ministro do Turismo de Maurício, Ivan Collendavelloo, enfatizou sua capacidade de promover a paz, acrescentando que “precisamos olhar além do Turismo para reconstruir o setor”. Também contribuíram para as discussões os ministros do Bahrein, Costa Rica, Equador, Etiópia, Gana, Jordânia, Malawi, Malta, Maurício, México, Montenegro, Nicarágua, Filipinas e Sri Lanka.

Representando o vasto e amplo setor privado do Turismo, a Expedia e o Radisson Hotel Group delinearam seu trabalho proativo para alcançar maior sustentabilidade, além de destacar a capacidade do setor de fornecer empregos decentes e progressão de carreira ao longo da vida para pessoas em todos os lugares.

RELEVÂNCIA POLÍTICA

Enquanto a Cimeira promoveu a diversidade de pensamentos, antecedentes e experiências, o foco no poder único do Turismo como impulsionador da sustentabilidade e como promotor da paz e da compreensão provou ser um tema comum. Os participantes de alto nível enfatizaram que agora é a hora de o setor se concentrar mais na cooperação do que na competição. Os ministros também reconheceram o apelo do secretário-geral da OMT, Pololikashvili, para que o Turismo seja integrado na agenda política e para uma maior colaboração entre os ministérios do Turismo e os da economia, negócios e meio ambiente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS