Artur Luiz Andrade   |   30/12/2022 16:36
Atualizada em 30/12/2022 21:45

Marcelo Freixo deve comandar Embratur e Rio terá destaque no Turismo

Com isso Rio terá 100% do comando do Turismo na espera federal


Reprodução Câmara dos Deputados
Marcelo Freixo (PSB-RJ)
Marcelo Freixo (PSB-RJ)

Com o comando do Ministério do Turismo, depois da indicação de Daniela Carneiro, deputada federal mais votada no Estado, o Rio de Janeiro pode ter outro representante político em um dos mais altos cargos do Turismo. Marcelo Freixo, deputado federa, candidato derrotado ao governo do Estado na última eleição e que integrou o comitê de Transição de Turismo, coordenado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, deve ficar com a presidência da Embratur, hoje uma agência autônoma, vinculada ao MTur.

A informação foi veiculada na coluna da jornalista Berenice Seara, do jornal Extra, mas ainda não confirmada oficialmente pela nova ministra, que será empossada na segunda-feira, 2, às 11h, com transmissão on-line via Youtube e Facebook do MTur.

O grande gargalo da Embratur atualmente é o orçamento, depois de alguns vetos sobre a origem de verba extra para a agência (chegou-se a cogitar fundos do Sebrae, da Apex e do Fungetur). Mas o momento é propício pois as viagens internacionais estão em plena recuperação (com previsão de atingirem níveis de 2019 no final de 2023 ou em 2024), o Brasil está barato para os principais mercados emissores (Estados Unidos e Europa) e tem produtos alinhados com o desejo do consumidor pós-pandemia, um viajante que quer mais natureza, mais experiências, menos aglomeração, mais preservação e impactos positivos nas comunidades e ainda poder circular como nômade digital ou viajante corporativo que trabalha de qualquer lugar.

É grande a expectativa para um relançamento da Embratur, da marca Brasil e da participação do órgão em eventos. Para se ter uma ideia, somente a Catalunha, região espanhola, participará de 40 feiras internacionais em 2023. A recuperação da malha aérea internacional a partir do Brasil, prevista para 2023, também é outro fator que ajudará à tão esperada nova Embratur.

Marcelo Freixo chegou a ser cogitado para o MTur, mas seu partido, o PSB, já tem o comando do Ministério da Justiça, com Flávio Dino, também ex-presidente da Embratur.

A confirmação de quem presidirá a Embratur é aguardada para as próximas horas.

Tópicos relacionados